Pronunciamento de Arthur Virgílio em 25/06/2004
Discurso durante a 90ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Saudação à escritora amazonense Regina Melo pelo lançamento do livro "Ykamiabas, Filhas da Lua, Mulheres da Terra".
- Autor
- Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Saudação à escritora amazonense Regina Melo pelo lançamento do livro "Ykamiabas, Filhas da Lua, Mulheres da Terra".
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/06/2004 - Página 19761
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- COMENTARIO, LANÇAMENTO, LIVRO, AUTORIA, JORNALISTA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), HISTORIA, GRUPO, MULHER, ATUAÇÃO, LUTA, GUERRA, COMBATE, INVASÃO TERRITORIAL, REGIÃO AMAZONICA.
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, as Amazonas, cantadas e decantadas em prosa e verso, eram as guerreiras Ykamiabas, que combatiam incansavelmente os invasores de suas terras, como conta a jornalista e escritora amazonense Regina Melo, autora de livro sobre o tema, lançado na semana passada em Manaus.
Para a escritora, as Ykamiabas são filhas da lua e mulheres da terra. Vestiam-se com peles de macacos, tocavam uma flauta mágica e eram eximias guerreiras. Acredita-se que eram também supersticiosas, pois usavam, como amuleto, o muiraquitã, um pequeno sapo que, depois, passou a ser comercializado como artesanato indígena.
O livro de Regina, com o título As Ykamiabas, filhas da Lua, Mulheres da Terra, é um romance desenvolvido em 200 páginas, com texto em bom português. Foi editado pelo selo Travessia, da Editora Valer, de Manaus.
Ao jornal A Crítica, a jornalista assim descreveu seu romance: Esse livro representa um divisor de águas na minha vida, porque, a partir dele, eu quero continuar a escrever romance e sempre sobre temas ligados à questão ambiental. Seu próximo livro deverá ser, como acrescentou, um romance sobre o mito das águas.
Desta tribuna, saúdo a escritora amazonense, na certeza de êxito desse seu romance. Espero, ademais, que Regina Melo não pare de escrever. Seu talento é visível no texto de Ykamiabas e a Amazônia é rica em temas assemelhados a esse.
Era o que eu tinha a dizer.