Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra a presença, na tribuna de honra, da Sra. Hilda Martins Gomes da Silva, viúva de Virgílio Gomes da Silva, operário morto nas dependências da Operação Bandeirantes, que investigação posterior provou ter sido vítima da ditadura militar.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS.:
  • Registra a presença, na tribuna de honra, da Sra. Hilda Martins Gomes da Silva, viúva de Virgílio Gomes da Silva, operário morto nas dependências da Operação Bandeirantes, que investigação posterior provou ter sido vítima da ditadura militar.
Publicação
Publicação no DSF de 30/06/2004 - Página 19949
Assunto
Outros > DIREITOS HUMANOS.
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, SENADO, VIUVA, TRABALHADOR, MORTE, VITIMA, TORTURA, DITADURA, REGIME MILITAR.
  • ANUNCIO, ABERTURA, CONFERENCIA NACIONAL, DIREITOS HUMANOS, OCORRENCIA, CAMARA DOS DEPUTADOS.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, TORTURA, REGIME MILITAR, HISTORIA, BRASIL.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, permita-me assinalar que está presente, na tribuna de honra, a Srª Hilda Martins Gomes da Silva, de 73 anos, viúva de Virgílio Gomes da Silva.

Foi descoberto, recentemente, que Virgílio Gomes da Silva, um operário com 35 anos, havia sido morto nas dependências da Operação Bandeirantes. Finalmente, graças aos esforços de tantas pessoas, inclusive do jornalista Mário Magalhães, colunista de Folha de S.Paulo, descobriu-se, só há poucos dias, como o seu marido foi morto; descobriu-se que por meio de um instrumento contundente, portanto, por tortura.

Esta visita ao Senado é importante, porque, daqui a instantes, abrir-se-á a Conferência Nacional dos Direitos Humanos, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

E eu gostaria de requerer seja transcrita nos Anais, Sr. Presidente, a reportagem de Folha de S.Paulo sobre o primeiro desaparecido morto sob tortura no Brasil, fato que inclusive foi objeto do livro de Elio Gaspari a respeito da ditadura escancarada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/06/2004 - Página 19949