Discurso durante a 99ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Relevância da discussão sobre Células-Trono.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.:
  • Relevância da discussão sobre Células-Trono.
Publicação
Publicação no DSF de 09/07/2004 - Página 22897
Assunto
Outros > POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, UTILIZAÇÃO, EXCEDENTE, EMBRIÃO, INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL, VALOR TERAPEUTICO, PESQUISA CIENTIFICA, AREA, MEDICINA, COMBATE, DOENÇA GRAVE, RECUPERAÇÃO, SAUDE, DEFESA, ETICA, PROCEDIMENTO, DECLARAÇÃO, VOTO FAVORAVEL, ORADOR, AMBITO, LEGISLAÇÃO, SEGURANÇA, BIOTECNOLOGIA.
  • LEITURA, CARTA, CIDADÃO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), VITIMA, DOENÇA GRAVE, SOLICITAÇÃO, SENADO, APROVAÇÃO, LIBERAÇÃO, PESQUISA, UTILIZAÇÃO, EXCEDENTE, EMBRIÃO, VALOR TERAPEUTICO.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero hoje falar sobre um assunto de extrema relevância e polêmico. Quero esclarecer algumas coisas sobre a Célula-Tronco. Não dá mais para adiar essa discussão.

O que é Célula-Tronco?

É um tipo de célula que pode se diferenciar e constituir diferentes tecidos no organismo. Esta é uma capacidade especial, porque as demais células geralmente só podem fazer parte de um tecido específico (por exemplo: Células da pele só podem constituir a pele).

Outra capacidade especial das células-tronco é a auto-replicação, ou seja, elas podem gerar cópias idênticas de si mesmas.

Por causa destas duas capacidades, as células -tronco são objeto de intensas pesquisas hoje, pois poderiam no futuro funcionar como células substitutas em tecidos lesionados ou doentes, como nos casos de Alzheimer, Parkson e doenças neuromusculares em geral, ou ainda no lugar de células que o organismo deixa de produzir por alguma deficiência, como no caso de diabetes.

As células-tronco funcionam com “curinga”, ou seja, teriam a função de ajudar no reparo de uma lesão. As células-tronco da medula óssea, especialmente, têm uma função importante: regenerar o sangue, porque as células sangüíneas se renovam constantemente.

E por ai vai. Faço questão de, tecnicamente esclarecer sobre a célula-tronco para defender a vida, ou seja, é preciso cumprir o ciclo da vida, que segundo o dicionário Aurélio: “vida é o período compreendido entre o nascimento até a morte de um ser vivente”.

Não existe nada de antiético nesta defesa. O que existe é o objetivo claro de salvar vidas, de melhorar perspectivas dos que não tem esperança. Proibir a pesquisa de célula-tronco é um erro. Por isso, defendo e vou votar favoravelmente pela Liberação das Pesquisas com Células-tronco Embrionárias para fins terapêuticos.

Mas Srªs e Srs. Senadores, recebi em meu gabinete uma carta que muito me sensibilizou e que, com certeza, retrata fielmente, o drama dos que estão dependendo de nossas decisões, lindas palavras.

Aos Exmºs Srs. Senadores da República Federativa do Brasil

Sou brasileiro, 60 anos, quites com a Receita Federal e Fazendas estadual e municipal, aposentado por estar acometido de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a mesma doença que acomete o cientista britânico Stephen Hawking. A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença do neurônio motor, incurável, evolutiva, limitante, incapacitante, humilhante. Normalmente, fatal.

Meu nome é Shiroshi Wagatsuma, filho de japoneses, ex-agricultor, engenheiro formado e com mestrado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e pós-graduado (CEAG) pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Até quando consegui trabalhar, fui gerente de uma grande (e ótima) empresa multinacional.

Por que estou mencionando tudo isso?  Simplesmente, para demonstrar aos Srs. Senadores, que as doenças graves e incuráveis do tipo ELA, Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Primária, Distrofia de Duschenne,diabetes, câncer, cardiopatias, etc, etc, só para citar algumas, não escolhem etnia, cor, sexo, escolaridade, nível econômico e social, profissão, religião ou renome mundial, para causar estragos. O Papa é vítima. O ex-Presidente R. Regan, foi vítima. Alberto Santos Dumont foi vítima. Mohamed Ali é vítima. Os atores Paulo José, Mary Tyler Moore e M.J.Fox são vítimas. Lou Gehrig foi vítima. Stephen Hawking é vítima. Pacientes da ABRELA, da ABEM, da ABRASPP, e muitas outras associações, são vítimas.

É extremamente difícil atualmente encontrar alguém que não tenha em seu círculo de amizades, um parente, uma pessoa portadora de doença grave, incurável. Esse alguém é um abençoado por Deus. E essa a razão do título da mensagem.

Exmºs Srs. Senadores da República Federativa do Brasil. Essa mensagem tem o objetivo de apelar para a sensibilidade e consciência dos senhores por ocasião da votação do PL nº 2.401-A-2003  que ora tramita pelo Senado. Votem como representantes da esperança de milhões de brasileiros, do Brasil. votem pela liberação das pesquisas com células-tronco embrionárias para fins terapêuticos. O período de maturação de uma pesquisa é extremamente longo, de dez anos no mínimo. Sejam o farol-guia, a luz no final do túnel para milhões de brasileiros. Não se deixem levar por comodismos. Sejam os baluartes do amanhã! Votem com vossa consciência! Os futuros beneficiários (os acometidos por doenças incuráveis e lesionados neurológicos/medulares) agradecem, antecipadamente.

Que Deus ilumine nossos Senadores!

Shiroshi Wagatsuma

São José dos Campos SP


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/07/2004 - Página 22897