Discurso durante a 100ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comunicado recebido do coordenador estadual do Dnocs no Piauí, engenheiro José Carvalho Rufino, assegurando que já foram tomadas medidas necessárias para conter o risco de rompimento de barragem localizada no município de Pedro II.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Comunicado recebido do coordenador estadual do Dnocs no Piauí, engenheiro José Carvalho Rufino, assegurando que já foram tomadas medidas necessárias para conter o risco de rompimento de barragem localizada no município de Pedro II.
Publicação
Publicação no DSF de 13/07/2004 - Página 23327
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, RESPOSTA, COORDENADOR, DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS (DNOCS), DISCURSO, ORADOR, RISCOS, CALAMIDADE PUBLICA, MUNICIPIO, PEDRO II (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), ESCLARECIMENTOS, PROVIDENCIA, PREVENÇÃO, PROBLEMA, AMEAÇA, DESTRUIÇÃO, BARRAGEM, ELOGIO, URGENCIA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL.
  • ANUNCIO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS (DNOCS), LIBERAÇÃO, RECURSOS, RECUPERAÇÃO, BARRAGEM, ESTADO DO PIAUI (PI).

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, não sei se agradeço a generosidade do Regimento ou a de V. Exª, mas gostaria de dizer que não ocuparei mais de três minutos, pois farei apenas uma breve comunicação até por dever de justiça.

Srªs e Srs. Senadores, há alguns dias, fiz desta tribuna um alerta sobre os riscos de uma tragédia na cidade piauiense de Pedro II, onde uma barragem ameaçava romper-se. A ameaça era real, chegou a haver pânico e até planos de retirada dos habitantes dos locais que poderiam ser atingidos.

Na semana passada, porém, recebi correspondência do Coordenador Estadual do Dnocs do Piauí, Engenheiro José Carvalho Rufino, garantindo que o perigo já estava afastado porque medidas foram tomadas com a urgência necessária.

Fiz questão de fazer o registro da tribuna por vários motivos. Em primeiro lugar, porque é uma boa notícia - e boas notícias não têm sido artigo fácil nos dias de hoje.

Em segundo lugar, porque também têm sido raras as vezes em que um órgão público se dá ao trabalho de responder - e tão prontamente - a intervenções como essa, a não ser que tenha sido oficialmente instado a isso.

Fico também satisfeito, Sr. Presidente, ao saber, por intermédio do Coordenador do Dnocs, que já estão disponibilizados os recursos para o obra de recuperação completa da Barragem Joana. Segundo ele, o Ministério da Integração Nacional e a direção do Dnocs estão cuidando do problema, o que muito me tranqüiliza, posto que no caso das enchentes do início do ano, a ação, quando veio, demorou muito, sendo que ainda hoje existem famílias desabrigadas, além de outros prejuízos que não foram sanados. Recurso que é bom, nada!

De qualquer maneira, fiquemos hoje apenas com a notícia positiva e vamos torcer para que a eficiência demonstrada se estenda também a outros órgão públicos.

Srª. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eram esses os esclarecimentos que gostaria de dar por meio deste pronunciamento. Quero também reiterar o meu conforto e a minha alegria, por ver que finalmente o Governo, em um caso como esse, dá uma resposta imediata.

Era o que tinha a dizer, Srª Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/07/2004 - Página 23327