Discurso durante a 97ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicita a atenção das autoridades brasileiras sobre o impasse no Mercosul que tem gerado enorme prejuízo para o parque industrial de Manaus com a sobretaxação de eletroeletrônicos, principalmente de televisores.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMERCIO EXTERIOR.:
  • Solicita a atenção das autoridades brasileiras sobre o impasse no Mercosul que tem gerado enorme prejuízo para o parque industrial de Manaus com a sobretaxação de eletroeletrônicos, principalmente de televisores.
Publicação
Publicação no DSF de 07/07/2004 - Página 21024
Assunto
Outros > COMERCIO EXTERIOR.
Indexação
  • PROTESTO, DECISÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ARGENTINA, TRIBUTAÇÃO, PRODUTO, ORIGEM, BRASIL, APREENSÃO, AUSENCIA, PROVIDENCIA, GOVERNO BRASILEIRO, PREJUIZO, ZONA FRANCA, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ESPECIFICAÇÃO, EXPORTAÇÃO, TELEVISÃO.
  • EXPECTATIVA, REUNIÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, NESTOR KIRCHNER, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, ARGENTINA, SOLUÇÃO, PARCERIA, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), ANEXAÇÃO, NOTICIARIO.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, encaminho à Mesa e peço que seja dado como lido discurso em que me refiro ao impasse no Mercosul que tem gerado enorme prejuízo para o parque industrial de Manaus com a sobretaxação de eletroeletrônicos, principalmente de televisores. Ou seja, insto as autoridades brasileiras a cuidarem com seriedade dessa questão do Mercosul pelas razões nacionais e porque o prejuízo para o meu Estado é muito grande. O meu Estado produz oito milhões de televisores por ano, e grande parte disso destina-se ao Mercosul. Portanto, o impasse diplomático afeta o consumidor do centro-sul e, principalmente, a economia do meu Estado.

Encaminho a V. Exª o meu discurso, ao mesmo tempo em que solicito minha inscrição como Líder do PSDB, após a fala do Antonio Carlos Magalhães, para tecer comentário sobre a chamada Parceria Público-Privada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/07/2004 - Página 21024