Discurso durante a 98ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre os dezoito meses do governo Lula.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Comentários sobre os dezoito meses do governo Lula.
Publicação
Publicação no DSF de 08/07/2004 - Página 21360
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, AUMENTO, EMPREGO, PRODUÇÃO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), EXPORTAÇÃO, COMBATE, MISERIA, UTILIZAÇÃO, PROGRAMA, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, APOIO, POLITICA ORÇAMENTARIA.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, agradeço a compreensão do ilustre Senador Efraim Morais e do Senador Leonel Pavan que permitiram esta permuta para que eu possa ter uma audiência hoje às 11h30 no Banco Central.

Eu gostaria de tecer alguns comentários a respeito dos dezoito meses da gestão do Presidente Lula, tema que, aliás, recebeu da imprensa toda um enfoque especial no dia de ontem, e inclusive hoje.

A despeito naturalmente dos críticos, principalmente dos críticos de plantão na Câmara e no Senado, devemos reconhecer que em pouco mais de um ano de Governo o Presidente Lula foi capaz de mudar a feição do País em diversos aspectos e em diversos setores.

Após o ajuste fiscal necessário, a produção e o emprego retomaram a espiral de crescimento. Inegavelmente, nos próximos meses deveremos assistir à consolidação do processo iniciado de crescimento sustentável de nossa economia.

O Produto Interno Bruto cresceu ao longo de três semestres consecutivos. Isso é um sinal evidente, bem como a escalada crescente dos juros que foi revertida. As nossas exportações registraram recordes sucessivos graças à implementação de uma política de comércio exterior no cenário internacional, uma política de comércio exterior responsável e bastante competente, administrada pelo Ministro Furlan.

Nem mesmo as adversidades existentes no cenário internacional, como, por exemplo, o aumento do preço do petróleo e o aumento dos juros nos Estados Unidos, foram fatores inibidores da expansão sem precedentes das exportações brasileiras. Sem dúvida nenhuma, as exportações brasileiras têm ido num crescente magistral, e esperamos que isso continue.

A gestão Lula imprimiu a racionalização dos recursos e empreendeu um combate sistemático à miséria e à pobreza com programas de distribuição de renda jamais executados no passado.

Com relação ao orçamento, Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, também houve muitas críticas, principalmente no Senado, na tarde de ontem. Mas, ao contrário do que afirmam, o Governo executou o Orçamento dentro da média histórica dos últimos anos. Em 2004, 61% já foram empenhados, contra 43%, em 2003, e 45%, em 2002. Este ano, o Governo deverá realizar um orçamento previsto de 12 bilhões.

Podemos, sem dúvida nenhuma, olhar para o amanhã com otimismo e esperança. Aliás, podemos e devemos, temos que ser otimistas, porque este País é extraordinário, é fantástico, cheio de potencialidades, potencialidades em todos os sentidos. E, com muita coerência, com muita inteligência, poderemos transformá-lo em um dos melhores países do mundo.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/07/2004 - Página 21360