Fala da Presidência durante a 98ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarece a sua atuação no exercício da presidência da sessão extraordinária que rejeitou a proposta de emenda constitucional, oriunda da Câmara dos Deputados, que define o número de veradores.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • Esclarece a sua atuação no exercício da presidência da sessão extraordinária que rejeitou a proposta de emenda constitucional, oriunda da Câmara dos Deputados, que define o número de veradores.
Publicação
Publicação no DSF de 08/07/2004 - Página 21368
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, DISCURSO, EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS, SENADOR, ATUAÇÃO, ORADOR, EXERCICIO, PRESIDENCIA, SESSÃO EXTRAORDINARIA, DELIBERAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, DEFINIÇÃO, NUMERO, VEREADOR, RESPEITO, REGIMENTO INTERNO.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL - SP) - Apelo a V. Exª que me permita apenas um esclarecimento. No dia em que presidia - penso que agi com toda a lisura e equilíbrio -, estava mantendo a dignidade da Casa na Presidência da sessão extraordinária solicitada por todos os Srs. Líderes, com exceção do Senador Jefferson Péres. Foi feita uma questão de ordem pelo Senador Tião Viana, se não teria que haver a unanimidade dos Líderes. Se não me falha a memória, o art. 256 diz: “consultados os líderes em sua maioria”, e não a unanimidade. Então, a sessão extraordinária foi convocada e realizada. Quando me foi solicitada a Presidência pelo 2º Vice-Presidente, por direito cronológico de colocação, imediatamente me levantei e a cedi a S. Exª - o que era o correto -, mas já com o registro da Presidência.

Todos sempre aguardam alguns minutos a mais. O Senador Ramez Tebet foi Presidente, assim como outros que aqui passaram. Numa votação nominal, às vezes, se alguém pede que aguardemos um minuto porque está chegando, nós o fazemos. Então, estava-se aguardando. Se 14, 15 ou 16, é indiferente. Quando a sessão terminou, fiz uma reclamação de que o Senador Eduardo Siqueira Campos voltasse à Mesa para encerrar, e nunca meu protesto foi contra o resultado. Absolutamente! Não foi correta a informação que a imprensa deu. Não protestei contra o resultado, mas sim quanto à forma.

Então, é isso que quero aqui deixar claro, aproveitando as palavras do Senador Eduardo Siqueira Campos. Essa foi minha postura e creio que estava conduzindo os trabalhos com toda a dignidade e respeito ao exercício da Presidência.

Concedo a palavra ao Senador Antonio Carlos Magalhães, por ter sido citado pelo orador, de acordo com o art. 14 do Regimento Interno, e último da sessão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/07/2004 - Página 21368