Discurso durante a 102ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Interesse do Presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb, em visitar o Senado Federal para prestar esclarecimentos sobre notícias veiculadas na imprensa.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. ESPORTE.:
  • Interesse do Presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb, em visitar o Senado Federal para prestar esclarecimentos sobre notícias veiculadas na imprensa.
Publicação
Publicação no DSF de 04/08/2004 - Página 24230
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. ESPORTE.
Indexação
  • ANUNCIO, INTERESSE, DISPOSIÇÃO, PRESIDENTE, BANCO DO BRASIL, COMPARECIMENTO, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, SENADO, ESCLARECIMENTOS, FATO, DIVULGAÇÃO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
  • COMENTARIO, LEITURA, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DOCUMENTO, AUTORIA, PRESIDENTE, BANCO DO BRASIL, ESCLARECIMENTOS, NORMAS, IMPEDIMENTO, FINANCIAMENTO, ATIVIDADE ARTISTICA, BENEFICIO, PARTIDO POLITICO.
  • ELOGIO, FILME DOCUMENTARIO, VIDA PUBLICA, EDSON ARANTES DO NASCIMENTO, ATLETA PROFISSIONAL, FUTEBOL, BRASIL.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma breve comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, primeiro gostaria de registrar que fiz uma visita hoje ao presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb Lima. Disse a S. Exª que seria perfeitamente natural que o presidente Henrique Meirelles e ele fossem convidados pela Comissão de Assuntos Econômicos para prestarem esclarecimentos sobre os fatos que têm sido objeto de reportagens na imprensa. Disse-lhe também que essa seria uma boa oportunidade para que comentassem, além daqueles fatos, a evolução tão positiva que a economia brasileira vem tendo e, no caso do presidente do Banco do Brasil, os bons resultados que o Banco do Brasil vem tendo com o desempenho de responsabilidade, sobretudo do próprio Dr. Cássio Casseb Lima.

Peço que seja inserido nos Anais esclarecimento que me foi enviado por S. Exª relativamente ao show de Zezé di Camargo e Luciano - esclarecimento que também foi encaminhado a diversos senadores e líderes, tendo, inclusive, o Senador Arthur Virgílio se manifestado a respeito.

Trata-se de um ofício encaminhado a Srª Maria Victoria de Mesquita Benevides Soares, presidente da Comissão de Ética Pública, que lhe pediu informações a respeito. Aqui estão, inclusive, as medidas que S. Exª tomou para evitar que se repitam problemas como aquele. Ou seja, foi incluído na política geral do Banco as medidas a seguir:

a) inclusão na Política Geral do Banco de dispositivo que vede o financiamento de eventos promocionais que beneficiem partidos políticos;

b) reduzir as alçadas do Comitê de Administração da Diretoria de Marketing, privilegiando as decisões relacionadas à promoção de eventos no Comitê de Comunicação, fórum colegiado composto por diretores e altos executivos da Empresa;

c) aperfeiçoamento do processo de conformidade relacionado a tais decisões, com a institucionalização, entre outras a serem definidas pela Diretoria de Controles Internos, das seguintes regras:

- inclusão do diretor de controles internos no Comitê de Comunicação;

- encaminhamento de relatório mensal de acompanhamento das decisões ocorridas no âmbito da Diretoria de Marketing ao Comitê de Comunicação;

exigência de declaração formal do beneficiário de que os recursos para promoção e patrocínio não se destinam a financiar evento promocional que beneficie partido político.

            Sobre os resultados tão positivos que o Banco Central vem tendo, avalio que quando o Presidente estiver aqui poderá detalhá-los da melhor maneira possível.

Requeiro também sejam inseridos nos Anais do Senado o conteúdo das diversas críticas formuladas ao filme “Pelé Eterno”, todas exaltando esse filme extraordinário, os depoimentos de Augusto Nunes, Villas-Bôas Corrêa, Arnaldo Jabor, Juca Kfouri, que ressaltam a excelência desse documentário sobre o maior jogador de futebol de todos os tempos.

E só para citar um pequeno trecho, porque ontem falei já a respeito disso, Augusto Nunes diz em sua crônica:

Como entender que um jovem destro aprendesse a fazer aquilo tudo com a perna esquerda, de tal forma que a certa altura ninguém sabia qual fora a escolha da natureza? Como comparar a qualquer outro um craque que ganhou a primeira Copa do Mundo aos 18 anos - e nos 17 seguintes seria titular absoluto da Seleção Brasileira e do Santos? E faria 1.281 gols, e provaria com os que por muito pouco não fez que no futebol pode haver a imperfeição mais que perfeita? Que interromperia combates entre guerrilheiros mais interessados em vê-lo atacar?

Como acreditar que Pelé tinha mesmo equilíbrio de ginasta, rapidez de velocista, força de decatleta, resistência de maratonista, coragem de um brigador das ruas do Harlem? Como entender que, com um pouco mais de 1,70m, chegasse a altitudes inatingíveis para gigantes que tentavam impedir-lhe a cabeçada perfeita?”

            Senador Marcos Guerra, recomendo a V. Exª, como a todos as demais Senadoras e Senadores e a todos os brasileiros que assistam ao filme “Pelé Eterno”, sobre o qual já falei ontem. Fiquei comovido, assim como certamente V. Exª - não sei para que time torce, mas mesmo que fosse para um dos times contra os quais Pelé jogou e marcou gols - também se emocionará, porque verá em “Pelé Eterno” a figura de um brasileiro negro, nascido em família humilde, que soube ser um exemplo de auto-estima, de um brasileiro que acreditou em si próprio e que levou a tantos, ao verem este filme, a se esmerarem ainda mais na arte do futebol, paixão do povo brasileiro.

Peço que sejam inseridos, no meu pronunciamento, esses comentários.

Obrigado.

 

**********************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

**********************************************************************************************

      Matéria referida:

      “Ofício Banco do Brasil PRESI 2004/00525”;

      “Opiniões sobre “Pelé Eterno”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/08/2004 - Página 24230