Discurso durante a 108ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro da realização do segundo Encontro Internacional e terceiro Encontro de Roraima sobre o sistema de plantio direto, de 24 a 26 de agosto. (como Líder)

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PPS - CIDADANIA/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Registro da realização do segundo Encontro Internacional e terceiro Encontro de Roraima sobre o sistema de plantio direto, de 24 a 26 de agosto. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 12/08/2004 - Página 25771
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • LEITURA, CORRESPONDENCIA, AUTORIA, COOPERATIVA, PRODUTOR, GRÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), ANUNCIO, REALIZAÇÃO, ENCONTRO, CAPITAL DE ESTADO, DEBATE, AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, AMPLIAÇÃO, COMERCIO, TURISMO, ATRAÇÃO, INVESTIMENTO.
  • LEITURA, TRECHO, DOCUMENTO, DEFESA, METODO, PLANTIO, AUSENCIA, PREPARO, SOLO, RESPEITO, ECOLOGIA, REGIÃO.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PPS - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero fazer um registro, muito importante para o meu Estado, sobre o plantio direto.

Recebi uma correspondência do Diretor Presidente da Cooperativa Grão Norte, vazada nos seguintes termos:

Roraima está experimentando um processo de desenvolvimento definitivo com o advento de agricultura de grãos. Somos referência em termos de produção e produtividade, em cultura de arroz, e em pouco tempo seremos também em soja e milho, as quais viabilizarão outras atividades como avicultura de corte, suinocultura, piscicultura, bovinocultura confinada, indústrias, conseqüentemente, gerando emprego em grande escala.

Boa Vista irá sediar o II Encontro Internacional e o III Encontro de Roraima de Plantio Direto, com o tema “Semeando o Desenvolvimento Sustentável”. Autoridades Governamentais e não Governamentais, Técnicos, Ambientalistas, Empresários, Produtores Rurais, Estudantes, do Brasil, Venezuela, Guiana e Argentina, irão reunir-se de 24 a 26 de Agosto de 2004, no Palácio da Cultura, objetivando discutir e implantar a adoção do Sistema de Plantio Direto (Agricultura Sustentável), bem como ampliar, dinamizar e estreitar o comércio e o turismo, ou seja, promover de fato a integração da Região Norte com os países vizinhos.

Esses encontros serão oportunidades imprescindíveis para consolidar o agronegócio em nosso Estado, atraindo novos investidores, pois estarão presentes empresários de todas as regiões produtivas do Brasil.

Quero também ler um trecho do material que me foi apresentado sobre o encontro:

A adoção contínua do método de preparo mecânico das terras ocasiona, ao longo dos anos, significativas perdas no solo, devido ao processo erosivo em diversas partes do mundo. A queda vertiginosa da produtividade das plantas cultivadas e a aceleração da degradação do solo foram as principais conseqüências observadas no plantio. No Brasil, a colonização predominante européia do sul do País, a tradição e a falta de pesquisa básica transformaram, em poucos anos de exploração irracional, solos férteis em degredados, pela utilização inadequada de técnicas de preparo de solo. Juntamente com as técnicas de preparo convencional, eram realizadas, anualmente, queimadas dos restos culturais, onde a palha que iria proteger o solo da erosão transformava-se em cinzas. Este modelo de produção, além de elevar os custos, demanda grande quantidade de energia e exerce influência negativa sobre o meio ambiente.

O Sistema de Plantio Direto, ao longo de quase 30 anos desde a sua introdução no sul do país, principalmente no Paraná e no Rio Grande do Sul, tem demonstrado ser uma tecnologia aplicável a qualquer situação, em qualquer tipo de cultura e qualquer tamanho e nível tecnológico de propriedade. O Sistema baseia-se na eliminação das operações de revolvimento, ou seja, não necessita arar e gradear o solo, onde a semeadura das culturas é realizada “diretamente” sobre os vegetais da cultura anterior (palha). Estas palhadas permanecem sobre a superfície do solo, protegendo-o dos agentes erosivos e possibilitando um controle eficiente da erosão, além da adequada conservação do solo e da água, devido à minimização dos efeitos erosivos.

Hoje, o plantio direto representa a base do manejo e da conservação dos solos nas regiões em que está sendo utilizado, promovendo de forma equilibrada a transformação do ambiente natural em um ambiente produtivo. Produtores de Roraima, conscientes da necessidade de adotarem a tecnologia de plantio direto, vêm paulatinamente ingressando no setor, principalmente os que atuam na área de grãos, por entenderem que, além de ser mais viável economicamente, é ecologicamente correta.

Os eventos realizados em níveis regionais, nacionais e internacionais, sejam eles seminários, conferências ou encontros, servem para difundir cada vez mais a técnica que revolucionou a agricultura mundial. É com este propósito que a Cooperativa Grão Norte, juntamente com a AproSoya apresentam este projeto para a realização do II Encontro Internacional e o III Encontro de Roraima sobre o Plantio Direto, suas técnicas e sua viabilidade.

Portanto, Sr. Presidente, peço a transcrição de todo o material que me foi enviado.

Para encerrar, registro esse importante evento, que se realizará na capital do meu Estado, de 24 a 26 agosto, de caráter internacional, nacional e regional, sobre a questão da agricultura em Roraima - acima do Equador, portanto.

Muito obrigado.

 

***************************************************************************

            DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

**********************************************************************************

Matéria referida:

“Plantio Direto”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/08/2004 - Página 25771