Discurso durante a 109ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagens ao centenário do Botafogo. (como Líder)

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (PSB - Partido Socialista Brasileiro/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagens ao centenário do Botafogo. (como Líder)
Aparteantes
Jefferson Peres, Maguito Vilela.
Publicação
Publicação no DSF de 13/08/2004 - Página 26035
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CENTENARIO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CLUBE, FUTEBOL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (Bloco/PSB - AC. Pela Liderança. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estamos às voltas com grandes temas nacionais, grandes questões que preocupam, mas que também nos animam. Mas, hoje, peço a permissão desta Casa e dos meus conterrâneos, acreanos, para registrar um fato que reputo também de grande importância.

Hoje, o meu Clube, o Botafogo de Futebol e Regatas, que tem milhares de torcedores no Rio de Janeiro e no País inteiro, comemora 100 anos de sua fundação. E eu não poderia dormir tranqüilo, Sr. Presidente, se não viesse à tribuna fazer este registro. O que destaco é o aspecto, que também julgo de fundamental importância, de um clube dessa expressão ter propiciado, ao longo dos 100 anos de existência, a oportunidade a milhares de desportivas, jovens, atletas, nas mais variadas modalidades do esporte, como futebol, basquete, atletismo, vôlei, de praticarem um esporte saudável e, assim, poderem fugir das tentações deste mundo, como as drogas e o crime.

Esses atletas construíram o brilho que o Clube tem no concerto dos clubes esportivos deste País. O Botafogo se destaca e sempre se destacou no futebol e foi a base da seleção brasileira durante muito tempo, juntamente com atletas de outros clubes. O Botafogo ofereceu ao País a enciclopédia Nilton Santos, a majestade de um Garrincha, a elegância de um Didi e o brilhantismo do esporte bem praticado. Hoje, o Botafogo completa 100 anos de fundação e, como já disse, não poderia deixar de vir a esta tribuna festejar com os milhares e milhares de torcedores do nosso glorioso time esta data tão importante para todos nós.

Tenho certeza absoluta de que o Clube Botafogo de Futebol e Regatas continuará dando oportunidade a milhares de jovens brasileiros desportistas, atletas, de praticarem um esporte saudável e oferecerem a esta Nação alegria, divertimento, lazer que, no fundo, é a missão de um clube como esse.

Então, Sr. Presidente, cumpro, prazerosamente, eu não diria o dever, mas o prazer de registrar, nesta data, a importância do centenário de um clube que, durante todos esses anos, honrou o esporte nacional.

O Sr. Maguito Vilela (PMDB - GO) - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (Bloco/PSB - AC) - Com o maior prazer, Senador Maguito Vilela.

O Sr. Maguito Vilela (PMDB - GO) - Senador Geraldo Mesquita Júnior, associo-me às palavras de V. Exª nessa homenagem ao glorioso Botafogo, um dos clubes mais antigos do Brasil. V. Exª citou Nilton Santos, Garrincha e eu citaria também Jairzinho, Quarentinha e tantos outros craques que brilharam no Botafogo. Cumprimento toda a torcida botafoguense no Brasil pelos 100 anos da existência do Botafogo de Futebol e Regatas.

O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (Bloco/PSB - AC) - Muito obrigado, Senador Maguito Vilela, é um prazer incorporar o seu aparte em homenagem ao nosso clube.

O Sr. Jefferson Péres (PDT - AM) - Senador Geraldo Mesquita....

O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (Bloco/PSB - AC) - Pois não, Senador Jefferson Péres, com o maior prazer.

O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco/PT - RS) - Senador Jefferson Péres, não há mais tempo para apartes, mas tenho certeza de que V. Exª o fará em 30 segundos.

O Sr. Jefferson Péres (PDT - AM) - Em solidariedade a V. Exª também, eu não sou botafoguense apenas de Nilton Santos e Garrincha, sou do lanterninha do campeonato, sempre. Meus parabéns!

O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (Bloco/PSB - AC) - Muito obrigado.

Somos lanterninha, somos botafoguenses, na derrota e na vitória, com muito orgulho e com muito prazer!

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/08/2004 - Página 26035