Discurso durante a 109ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do advogado Leandro Bandeira de Carvalho Melo, assassinado durante um assalto na capital goiana.

Autor
Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Pesar pelo falecimento do advogado Leandro Bandeira de Carvalho Melo, assassinado durante um assalto na capital goiana.
Publicação
Publicação no DSF de 13/08/2004 - Página 26086
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ADVOGADO, FILHO, PRESIDENTE, TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE), ESTADO DE GOIAS (GO), VITIMA, HOMICIDIO, APREENSÃO, ORADOR, GRAVIDADE, VIOLENCIA, CAPITAL DE ESTADO.

O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, falo em meu nome e em nome do Senador Demóstenes Torres. Ontem, Goiânia e Goiás foram tragicamente abalados pela morte de um jovem, o Dr. Leandro Bandeira de Carvalho Melo, filho de Miriam Ferreira de Carvalho Melo, minha conterrânea, e do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Desembargador José Lenar de Melo Bandeira.

Leandro deixa o nosso convívio de forma trágica: foi assassinado no início da noite de ontem, durante um assalto, na porta de sua casa, na capital de Goiás, em Goiânia. Foi alvejado com um tiro nas costas, que atingiu o pulmão, o coração e a coluna vertebral.

Leandro pretendia seguir carreira na magistratura. Deixa um exemplo de luta, sua crença no trabalho como arma transformadora do mundo, como elemento essencial na construção de uma sociedade mais justa.

Seu pai, o Desembargador José Lenar, é o atual Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, tendo sido, ainda, um dos promotores mais brilhantes de toda a história do nosso Estado.

Apresentei hoje, e foi aprovado, requerimento para que o Senado Federal possa expressar, em meu nome, em nome do Senador Demóstenes Torres, em nome de Goiás, os nossos sinceros sentimentos, os pêsames pela morte desse jovem extraordinário.

Aos seus pais, Dona Miriam e o Desembargador José Lenar, aos seus irmãos, José Lenar de Melo Bandeira Filho, Dr. Francisco de Bandeira Carvalho Melo, também promotor de Justiça, Amélia Bandeira de Carvalho Melo, Flávio e Cristiane Bandeira de Carvalho Melo, a nossa solidariedade por este momento de profunda tristeza, extensivo a todos os familiares.

Agradeço muito, Sr. Presidente. Com tristeza, faço este registro da tribuna do Senado da República. Infelizmente, Goiânia está-se tornando uma capital insuportável. Há poucos dias, foi a casa do Senador Demóstenes Torres totalmente varada por balas, assim como seu carro. Agora, o filho do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, um jovem de vinte e poucos anos, foi assassinado brutalmente, ainda à luz do dia, naquela capital.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/08/2004 - Página 26086