Discurso durante a 109ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos sobre questões atinentes à CPMI do Banestado.

Autor
Antero Paes de Barros (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MT)
Nome completo: Antero Paes de Barros Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO).:
  • Esclarecimentos sobre questões atinentes à CPMI do Banestado.
Publicação
Publicação no DSF de 13/08/2004 - Página 26100
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO).
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ASSUNTO, DIALOGO, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, INVESTIGAÇÃO, BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO), ESCLARECIMENTOS, ORADOR, PUBLICIDADE, INFORMAÇÃO, MOTIVO, SESSÃO PUBLICA.
  • ANUNCIO, DISCURSO, ASSUNTO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO).

O SR. ANTERO PAES DE BARROS (PSDB - MT. Para explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria apenas de dizer que trouxe algumas fitas das reuniões da CPMI do Banestado. Requisito todas elas, pois as reuniões são públicas. Votações de requerimentos estão aqui, foram requisitadas.

Não há que se falar em vazamento. Seria o mesmo que criticar vazamento de algo que ocorreu nesta sessão do Senado da República. Não há vazamento de sessão pública.

A matéria hoje trazida pelo jornal Folha de S.Paulo já foi divulgada no Jornal da Record no dia em que aconteceu, porque ficou o microfone ligado e as empresas de televisão têm aquelas informações. Hoje de manhã, indagado pela imprensa brasileira se esse episódio poderia atrapalhar a possível reunião das Lideranças para a qual eu e o Deputado José Mentor seríamos convidados, eu disse que não e defendi que esse fato, provavelmente pelo recesso, fosse considerado superado e que pudéssemos dialogar sobre isso.

No entanto, é preciso parar de ver assombração, é preciso parar de ver vazamento de sessão pública. É preciso analisar a questão do conteúdo, do essencial, e não ficar falando da filigrana, do acessório, para justificar, talvez, o injustificável.

Independentemente de haver a reunião de hoje, vou aproveitar a sessão do Senado de amanhã e, havendo quórum, pretendo fazer um pronunciamento sobre a CPMI do Banestado.

Nas minhas costas não vão ficar erros dos outros.

Era isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/08/2004 - Página 26100