Discurso durante a 111ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Louvor à realização, no Estado do Tocantins, das cavalhadas de Taguatinga e da romaria do Senhor do Bonfim.

Autor
João Ribeiro (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • Louvor à realização, no Estado do Tocantins, das cavalhadas de Taguatinga e da romaria do Senhor do Bonfim.
Publicação
Publicação no DSF de 18/08/2004 - Página 26530
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, FESTA, FOLCLORE, ESTADO DO TOCANTINS (TO), DEFESA, VALORIZAÇÃO, TERRITORIO, RELIGIÃO, POVO, MANUTENÇÃO, TRADIÇÃO, ATIVIDADE CULTURAL.

O SR. JOÃO RIBEIRO (PFL - TO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, trago, para registro nos Anais desta Casa, dois grandes acontecimentos folclóricos que ocorreram neste mês de agosto no meu querido Estado de Tocantins.

Refiro-me, primeiramente, às Cavalhadas de Taguatinga, tão bem administrada pelo meu ilustre amigo Paulo Roberto, seu grande Prefeito, realizadas nos dias 12 e 13, com a presença do Governador Marcelo Miranda, que reúne, ano a ano, o povo daquela cidade, que atua na grande encenação. É uma festa que se tornou tradição no Brasil, como herança deixada pelos portugueses e espanhóis, onde são representadas as batalhas que ocorreram no período das cruzadas, no ano de 800 Depois de Cristo, entre cristãos e mouros.

A encenação das Cavalhadas, que é realizada na cidade desde a década de 20, faz parte dos festejos de Nossa Senhora D’Abadia, santa padroeira de Taguatinga, com a realização de missas, procissões, festas e shows, que compõem o lado profano e sagrado dessa festa religiosa.

A outra festa folclórica, um verdadeiro acontecimento religioso que merece destaque, é a romaria do Nosso Senhor do Bonfim, que reúne anualmente cerca de 80 mil pessoas em Natividade e no Povoado de Bonfim, onde acontece sempre esse grandioso festejo. Trata-se da maior manifestação religiosa popular do Tocantins, que se encerra no dia de hoje e que tem seu ponto alto no dia do Senhor do Bonfim, dia 15 de agosto.

A festividade contou com a presença do Governador Marcelo Miranda e com o apoio do Governo do Estado por meio da Fundação Cultural do Estado, cuja presidente é a Professora Meire.

Não existe memória sobre a data exata, mas se estima que os festejos começaram no Século XVIII, quando a imagem foi encontrada naquela localidade. Com o passar do tempo, a memória acabou por se transformar numa emocionante celebração da fé tocantinense. Centenas de peregrinos chegaram a percorrer mais de 200 quilômetros entre sua cidade e o Povoado do Bonfim, uma verdadeira festa de romaria.

Essas festas dão uma idéia da fé e da força do povo tocantinense, que valoriza suas raízes e que se mantém firme na busca da sua integração territorial e espiritual.

Fica aqui, Sr. Presidente, o meu registro sobre essas duas festas fantásticas, que se tornaram grande tradição dos religiosos, das pessoas que crêem em Deus, no meu querido Estado do Tocantins.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/08/2004 - Página 26530