Discurso durante a 111ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da Moção 5, de 2004, da Câmara de Vereadores de Descanso - SC, que exige a imediata correção da atual tabela de imposto de renda da pessoa física. Descaso do governo federal ao pleito de internacionalização do aeroporto de Navegantes.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRIBUTOS. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Registro da Moção 5, de 2004, da Câmara de Vereadores de Descanso - SC, que exige a imediata correção da atual tabela de imposto de renda da pessoa física. Descaso do governo federal ao pleito de internacionalização do aeroporto de Navegantes.
Publicação
Publicação no DSF de 18/08/2004 - Página 26560
Assunto
Outros > TRIBUTOS. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, DOCUMENTO, VEREADOR, MUNICIPIO, DESCANSO (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), URGENCIA, CORREÇÃO, TABELA, IMPOSTO DE RENDA, PESSOA FISICA, JUSTIFICAÇÃO, PREJUIZO, ISENÇÃO, CONTRIBUINTE, INJUSTIÇA, POPULAÇÃO CARENTE, CLASSE MEDIA.
  • REGISTRO, PRESENÇA, CAPITAL FEDERAL, CARLOS WILSON, GOVERNADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), AUDIENCIA, MINISTERIO, PROTESTO, AUSENCIA, ATENDIMENTO, REIVINDICAÇÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO, AEROPORTO.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs Senadores, recebemos um pedido dos Vereadores de Descanso, Alvari Mazzardo, Irmany Bortoloto, Carlos Tessaro, Lenoir Povala, Jedson Cerezer, Alberto Brugnerotto, Alice Briedis, Agenor Guadagnin e David Dalmás.

A Câmara de Vereadores do Município de Descanso, no Estado de Santa Catarina, aprovou, por unanimidade, a Moção nº 5, de 2004, em que solicita ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao Sr. Ministro da Fazenda, Dr. Antonio Palocci, a imediata correção da atual tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

Descanso é uma pequenina cidade do interior de Santa Catarina, cuja economia baseia-se na agricultura e na suinocultura. Tem um povo trabalhador e ordeiro, que labuta todos os dias para sobreviver. Chamam os Srs. Vereadores a atenção do Presidente Lula, solicitando a Sua Excelência a correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física.

A exemplo de milhares de brasileiros, a Câmara de Vereadores de Descanso, ao aprovar a referida moção, reconheceu que a maioria dos assalariados, formada basicamente por pessoas que recebem baixos e médios salários, corresponde às maiores vítimas da cobrança desse imposto, que exige, na verdade, um ajuste de mais de 55,3% e uma redefinição do universo dos que são hoje obrigados a contribuir a cada exercício. Vejam que esse é o índice que precisa ser corrigido na declaração do Imposto de Renda.

A não correção da citada tabela e dos limites de deduções previstos na legislação em vigor continuam penalizando milhares de contribuintes que deveriam estar isentos. Por sua vez, outros milhares que poderiam muito bem estar submetidos a alíquotas inferiores são igualmente espoliados pela injustiça fiscal que reina no País.

Sr. Presidente, o discurso é extenso, por isso peço que seja dado como lido, para que o Presidente Lula tome conhecimento dessa moção dos Vereadores de Descanso - um ato de repudio à atual ação do Governo -, que solicita ao Dr. Antonio Palocci e ao Presidente da República a imediata correção da atual tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Permita-me, Sr. Presidente, para finalizar, dizer que hoje o Governador de Santa Catarina, mais uma vez, veio a Brasília para reivindicar. Se existe um Governador que viaja do seu Estado para Brasília, esse é o de Santa Catarina. Infelizmente, S. Exª vem aqui, fala com os Ministros, com o Presidente, solicita apoio, e volta de mãos abanando.

Uma das reivindicações de S. Exª é a internacionalização do aeroporto de Navegantes, do qual já falamos aqui inúmeras vezes. Está chegando a temporada. O aeroporto está pronto. Carlos Wilson entregou-o com a pista preparada, a infra-estrutura pronta, porém não se encontra respaldo no Governo Federal para que as medidas sejam tomadas. O Presidente da República esteve lá há poucos dias, não sei por que, já que não tinha o objetivo de internacionalizar o aeroporto. Outdoors estavam espalhados por Santa Catarina e no aeroporto com dizeres como “Navegantes - Santa Catarina aberta para outros países. O aeroporto de Navegantes está definitivamente internacionalizado”. E não ocorreu nada até agora.

Falei com o Senador Ney Suassuna, que me disse: “Pavan, é apenas uma questão de vontade política”. Se existem infra-estrutura, vôos, empresas que querem fazer os vôos de Navegantes a Buenos Aires e a Santiago, como a TAM, a Gol e uma empresa argentina, por que não atender essa reivindicação que é feita há tantos anos?

Por isso, fica aqui, mais uma vez, o nosso protesto pelo descaso do Governo Federal com o meu Estado. A internacionalização do aeroporto de Navegantes seria boa para o Paraná e para o Rio Grande do Sul, mas principalmente para Santa Catarina, uma região de muitos empresários, que exportam seus produtos e necessitam de se locomover de um país para o outro, e de cidades turísticas como Joinvile, Blumenau, Balneário Camboriú, Itajaí, Jaraguá do Sul.

Deixo registrado, da tribuna do Senado, nosso repúdio pelo descaso do Presidente Lula, por não ter ele internacionalizado o aeroporto de Navegantes, quando lá esteve. Espero que o Governo Federal atenda Carlos Wilson, os nossos empresários, os Senadores e Deputados Federais, para, pelo menos uma vez, respeitar Santa Catarina.

 

*********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, DISCURSO DO SR. SENADOR LEONEL PAVAN.

*********************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/08/2004 - Página 26560