Discurso durante a 112ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Importância de programa de inclusão digital dos alunos da rede pública de ensino, desenvolvido pelo Estado de Minas Gerais. (como Líder)

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Importância de programa de inclusão digital dos alunos da rede pública de ensino, desenvolvido pelo Estado de Minas Gerais. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 19/08/2004 - Página 26843
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • IMPORTANCIA, INICIATIVA, GOVERNADOR, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), IMPLANTAÇÃO, PROGRAMA, GARANTIA, ALUNO, PROFESSOR, ESCOLA PUBLICA, COMUNIDADE, ACESSO, INTERNET.
  • COBRANÇA, GOVERNO FEDERAL, LIBERAÇÃO, UTILIZAÇÃO, RECURSOS, FUNDO DE UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES (FUST), DISPONIBILIDADE, ACESSO, INTERNET, ALUNO, PROFESSOR, COMUNIDADE, ESCOLA PUBLICA, PAIS.

O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Pela Liderança da Minoria. Sem revisão do orador.) - Sra Presidente, Sras e Srs. Senadores, ocupo hoje esta tribuna para registrar o artigo “Escolas públicas entram na rede”, publicado no jornal Minas Gerais, edição de 18 de agosto do corrente, que trata de um assunto que abordei muitas vezes nesta Casa: a inclusão digital dos alunos das redes públicas em todo o Brasil.

No caso específico de Minas Gerais, esse projeto levado a efeito pelo Governador Aécio Neves busca garantir o acesso à Internet a alunos, professores e comunidade. O Governo do Estado, com investimentos de R$5,6 milhões, deu início à segunda fase do projeto Escolas em Rede, que atenderá 996 escolas da rede estadual de ensino até 2006, em 359 municípios. O objetivo é disponibilizar o acesso à Internet aos alunos, professores e comunidades envolvidas com as escolas.

Para esta etapa do projeto, o Governador está utilizando um sistema de parceria com a Telemar, com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais, que doou os equipamentos, e com a Secretaria de Estado da Educação, para a interligação de 25% das escolas estaduais, beneficiando 902 mil alunos.

A juventude que tem maior facilidade de acesso à Internet advém exatamente das classes com melhor situação financeira. As escolas particulares normalmente têm computadores disponíveis para os alunos utilizarem as modernas ferramentas eletrônicas de tecnologia da informação, especialmente a Internet. Entretanto, infelizmente, as crianças e os jovens das escolas públicas não têm esse mesmo acesso.

Fazemos, então, uma nova separação na sociedade: aqueles que têm acesso à tecnologia da informação e aqueles que não a têm; aqueles que podem utilizar a Internet e aqueles que não a podem utilizar. Em relação à telefonia celular, a maioria das cidades dispõem de telefonia celular e uma minoria não dispõe; isso ainda ocorre, apesar do grande avanço dessa tecnologia, que é nova. Afinal de contas, o telefone celular é utilizado há aproximadamente dez anos apenas. É muito importante avançarmos nessa questão de as escolas públicas entrarem na rede de transferência de dados, na Internet.

A Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Vanessa Guimarães, ressaltou que, caso o Governo Federal libere os recursos retidos no Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações - Fust, poderemos atingir 100% das escolas mineiras.

O Fust é formado por 1% das contas de telefone que todos os brasileiros pagam. Esse 1% vai ficando no caixa do governo permanentemente. Já são mais de R$3 bilhões, e não se usa um tostão desses recursos para informatizar as escolas públicas brasileiras.

Houve promessas e mais promessas no sentido de o governo finalmente fazer uma concorrência para a utilização desses recursos no projeto de inclusão digital. Mas isso não ocorre. O Presidente da República há pouco tempo, na África, falou outra vez de inclusão digital, mas nada ocorre. Ficamos sempre com as promessas sem execução, o que é, aliás, uma característica do PT no governo, que mudou muito desde a época em que era oposição, quando era muito crítico em relação à morosidade do governo e afirmava que tudo o que não ocorria era devido à falta de vontade política. Hoje os projetos andam mais devagar ainda. Não sei se, além de vontade política, faltam harmonia e preparo talvez, para poder levar à frente um projeto tão importante como o relativo à inclusão digital, que beneficiará os alunos que não têm acesso a computadores.

Srª Presidente, esse era o registro que queria fazer acerca do projeto que pretende ligar escolas públicas em rede em Minas Gerais, que deve ser seguido pelo Governo Federal. Na verdade, devia ocorrer o inverso: o Governo Federal devia estar dando o exemplo aos Estados. No caso, Minas Gerais está priorizando as escolas das cidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, que serão as primeiras beneficiadas.

Eu queria trazer a palavra de alerta mais uma vez e a palavra de cobrança, para que o Governo acorde e utilize os recursos do Fust. Dinheiro existe, mas não está sendo utilizado para fazer a inclusão digital dos alunos das escolas públicas brasileiras nessa área tão importante para o futuro da juventude brasileira.

Muito obrigado, Srª. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/08/2004 - Página 26843