Discurso durante a 117ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao Partido dos Trabalhadores pela adoção de práticas que no passado condenava, reportando-se aos argumentos de Líderes desse Partido em apoio ao projeto das parcerias público-privadas.

Autor
Heloísa Helena (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AL)
Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Críticas ao Partido dos Trabalhadores pela adoção de práticas que no passado condenava, reportando-se aos argumentos de Líderes desse Partido em apoio ao projeto das parcerias público-privadas.
Publicação
Publicação no DSF de 25/08/2004 - Página 27527
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, FALTA, ETICA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), CONTRADIÇÃO, IDEOLOGIA, HISTORIA, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, DEFESA, PROJETO, PARCERIA, SETOR PUBLICO, SETOR PRIVADO, CONDENAÇÃO, FRAUDE, CRIME CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, SEMELHANÇA, CORRUPÇÃO, PRIVATIZAÇÃO, PERIODO, GOVERNO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA.

A SRª HELOÍSA HELENA (PSOL - AL. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, primeiro, quero agradecer a gentileza de V. Exª e do Senador Arthur Virgílio. Passei esta semana mais em casa, em razão de um problema de saúde por lá.

Esta tarde de hoje me ajudou a tecer algumas considerações que não tive a oportunidade de fazer, inclusive no meu processo de expulsão do PT. Nas últimas semanas, venho identificando todo o processo de degeneração ética, tanto do atual Governo, como do PT, e a corrosão do caráter de determinadas personalidades políticas. Isso realmente me leva a dizer que me arrependo de todos os anos que dediquei - dos melhores anos da minha vida - para a construção do PT.

Nunca imaginei que esse detalhe do arrependimento fosse justamente em determinado momento. O debate das tais PPPs introduz tanta farsa intelectual, tanta desonestidade política de determinados dirigentes do PT e do Governo Lula que me deixam impressionada. Todos os detalhes que condenamos e que caracterizavam crimes contra a Administração Pública no processo de privatização dos setores estratégicos do Governo Fernando Henrique, hoje o atual Governo o faz com o mesmo descaramento. Fico impressionada como tantos argumentos são apresentados como se fossem de lógica implacável, juízos supostamente perspicazes e bem formados, argumentos conclusivos e sólidos, que nada mais representam do que a mentira, a fraude política e a farsa intelectual!

Estou realmente impressionada em descobrir como fui incapaz de perceber, ao longo de tantos anos de dedicação à construção desse projeto, tanta mentira, tanto cinismo e tanta dissimulação. Por isso, Srs. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, esse projeto voltará a ser discutido aqui. Projeto este que alguns têm a ousadia - para não dizer o descaramento - de apresentá-lo como se fosse uma inovação para a logística e a infra-estrutura do País, têm a ousadia de dizer que é um projeto que teve sucesso - o que é uma mentira - na Europa - na Inglaterra, na Irlanda -, como também na África do Sul, sem marcos regulatórios. Um processo que levou o Estado brasileiro a manter o financiamento, de forma paternalista e corrupta, da iniciativa privada no setor estratégico.

Realmente, tenho que me arrepender dos anos que dediquei, porque tudo o que condenávamos como balcão de negócios sujos do Governo Fernando Henrique - e continuo achando que era - hoje se repete: o cinismo e a dissimulação.

Ressalto que não fui parte disso. Não fui parte de um Governo do qual, de onde se aperta, sai secreção purulenta. Sr. Presidente, que tarde a de hoje! Além da farsa política, da desonestidade intelectual, chego à conclusão de que, infelizmente, fui enganada por muito tempo, mas, como não patrocinei fraude política, continuo tendo a mesma avaliação que tinha do processo de corrupção, dos crimes contra a Administração Pública praticados no Governo Fernando Henrique no processo de privatização dos setores estratégicos. Agora, o Governo Lula, com cinismo e dissimulação, implementa os mesmos mecanismos de privatização e de corrupção nos setores estratégicos do Estado brasileiro.

Sinto muito, Sr. Presidente, mas tinha que fazer essas considerações.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/08/2004 - Página 27527