Fala da Presidência durante a 111ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do notável político brasileiro Thales Ramalho, ex-Deputado Federal.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do notável político brasileiro Thales Ramalho, ex-Deputado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 18/08/2004 - Página 26510
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, THALES RAMALHO, EX-DEPUTADO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), JORNALISTA, EX MINISTRO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), ASSESSOR, ORADOR, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Antes de submeter o requerimento ao Plenário, quero me associar ao pesar do Senador Marco Maciel e dos Senadores que o apartearam, ao sentimento de toda a Casa pela morte de Thales Ramalho.

Conheci Thales Ramalho em 1947, quando ele era o crítico de literatura e arte do Diário de Pernambuco e, no caderno de literatura, que era organizado por Mauro Mota e Edson Regis, desempenhava essa função, toda semana, com grande brilhantismo.

Recordo o tempo em que o Diário de Pernambuco era dirigido por Aníbal Fernandes, e realizávamos, em Recife, o Salão de Poesia. Depois, reencontramo-nos aqui, no cenário federal.

Thales Ramalho é, sem dúvida, uma das personalidades e um dos políticos mais importantes do nosso tempo, porque ele viveu intensamente a política. Era um dogmático do diálogo e teve uma importância extraordinária como homem muito equilibrado que servia de ponte entre todas as correntes políticas existentes àquele tempo.

Quero ressaltar o quanto significou para a candidatura Tancredo Neves a habilidade, a coordenação que exerceu Thales Ramalho à época. Coroou essa vida, uma passagem brilhante, com a grande cultura que tinha como crítico de literatura; depois, como Deputado Federal, líder partidário, ocupou a secretaria-geral, e tinha uma influência muito grande em todos esses setores. Foi Ministro do Tribunal de Contas da União e meu assessor especial na Presidência da República. Por último, lutava diária e permanentemente com as condições de vida que tinha - como bem acentuou o Senador Marco Maciel -, mas isso não prejudicava nele a vontade de participar, a vontade de estar dentro dos fatos, de permanentemente estar ocupado com a política. Ele era um ser político que vivia o País, vivia a vida partidária, vivia com intensidade a política.

As palavras do Senador Marco Maciel são referendadas por todos nós, porque, com grande brilhantismo e o espírito da solidariedade pernambucana, soube traçar um perfil de Thales Ramalho.

Perdemos um grande homem público, e eu, um amigo de quase toda a vida.

Vou submeter a votos os requerimentos.

As Srªs e os Srs. Senadores que os aprovam queiram permanecer sentados. (Pausa.)

Aprovados.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/08/2004 - Página 26510