Discurso durante a 119ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Exaltação à decisão do Ministro Eros Grau, no caso envolvendo o Senador Tasso Jereissati. Apelo ao Líder Alberto Goldman para a realização de sessão do Congresso Nacional que deliberará sobre crédito orçamentário às Forças Armadas do Brasil.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. FORÇAS ARMADAS.:
  • Exaltação à decisão do Ministro Eros Grau, no caso envolvendo o Senador Tasso Jereissati. Apelo ao Líder Alberto Goldman para a realização de sessão do Congresso Nacional que deliberará sobre crédito orçamentário às Forças Armadas do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 27/08/2004 - Página 27929
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. FORÇAS ARMADAS.
Indexação
  • APOIO, DECISÃO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), INTERPELAÇÃO, TASSO JEREISSATI, SENADOR.
  • CRITICA, OBSTRUÇÃO PARLAMENTAR, VOTAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, REAJUSTE, SALARIO, FUNCIONARIO MILITAR, SOLICITAÇÃO, ALBERTO GOLDMAN, DEPUTADO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), AGILIZAÇÃO, REALIZAÇÃO, SESSÃO.

O SR. EDISON LOBÃO (PFL - MA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, decidir acertada e corajosamente é dever e é da natureza dos Magistrados, mas não posso deixar de exaltar a decisão que ainda há pouco nos trouxe, por informação, o Senador Antonio Carlos Magalhães, do Ministro Eros Grau. Recordo-me de que, quando houve a sabatina de S. Exª na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, ao final, houve um regozijo de todos os membros da Comissão pela elevação do debate e pelos conhecimentos profundos do Direito demonstrados pelo jurista Eros Grau.

É sempre bom que se exalte a qualificação dos nossos Magistrados. Com relação a esse ponto, devo dizer que, na ocasião, até exaltamos também a felicidade da escolha feita pelo Presidente Lula de um nome com tamanha qualificação e competência, agora com a responsabilidade e a coragem do Ministro Eros Grau, que no Supremo, já feito juiz da Suprema Corte de Justiça do Brasil, decide com independência e profundidade, no que diz respeito ao exame do Direito.

Sr. Presidente, quanto aos militares, é profundamente lamentável que apenas um Líder entre todos seja capaz de obstruir uma sessão em que se faria justiça ao Exército brasileiro, às Forças Armadas do nosso País. Todos os Partidos e todos os Líderes estão de acordo, exceto um: o Líder na Câmara, o Deputado Alberto Goldman. Não quero interferir, nem posso, na decisão de S. Exª. Sou do PFL e S. Exª pertence ao PSDB, mas se eu pudesse apelar em nome do PFL ao Deputado Alberto Goldman, eu o faria no sentido de concordar com a realização dessa sessão para que se resolva um problema, que é grave, em relação às Forças Armadas do Brasil. Nós precisamos resolver essa dotação de recursos novos para o Exército, para que ele tome as providências indispensáveis no que diz respeito até ao pagamento dos seus militares.

Lanço daqui, portanto, mais uma vez o meu apelo ao Deputado Alberto Goldman para que se junte a todos os Líderes da Casa, tanto da Câmara quanto do Senado, no sentido de permitir a realização dessa sessão.

Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/08/2004 - Página 27929