Pronunciamento de Mão Santa em 26/08/2004
Discurso durante a 119ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Preocupação com o soldo dos militares.
- Autor
- Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
- Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
FORÇAS ARMADAS.:
- Preocupação com o soldo dos militares.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/08/2004 - Página 27932
- Assunto
- Outros > FORÇAS ARMADAS.
- Indexação
-
- JUSTIFICAÇÃO, APOIO, REAJUSTE, SALARIO, OFICIAIS, FUNCIONARIO MILITAR.
O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero manifestar a minha preocupação com o salário dos militares e trazer um quadro do Piauí que vivi. É velho esse quadro. Esses militares estão com muita paciência. Há estoicismo e altruísmo.
Em julho de 1995, como V. Exª sabe, Presidente Heráclito, recorri ao Supremo Tribunal Federal, porque, no Piauí, que eu governava, havia salários até de US$27 mil - naquele tempo, o valor do dólar era equivalente ao da moeda nacional. Tive uma audiência com Sepúlveda Pertence.
(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)
O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - As minhas primeiras palavras àquele Ministro foram: “Quanto V. Exª ganha?” Somando tudo, ganhava muito menos do que os altos funcionários do Piauí. Cheguei, então, a convidá-lo a ingressar na Justiça do Piauí.
Para comprovar os altos salários, cito o caso do então Secretário de Obras General Oliveira, que se tinha aposentado do Comando do IV Exército do Recife. Senador Heráclito, ele ganhava um quarto dos nossos oficiais da Polícia Militar. Portanto, desde 1995, há uma defasagem.
O Congresso deve acelerar o reajuste de salário dos nossos oficiais do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, pois, afinal de contas, são eles que garantem a síntese que está na bandeira brasileira: “Ordem e Progresso”. A inspiração nós poderíamos buscar neles mesmos, quando um almirante em guerra disse: “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”. É nosso dever atualizar o salário dos oficiais.