Discurso durante a 119ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Atentados a moradores de rua na Cidade de São Paulo.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA. JUDICIARIO. POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.:
  • Atentados a moradores de rua na Cidade de São Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 27/08/2004 - Página 27933
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA. JUDICIARIO. POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.
Indexação
  • GRAVIDADE, VIOLENCIA, HOMICIDIO, AGRESSÃO, MENDIGO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, TRABALHO, SECRETARIA DE ESTADO, SECRETARIA, MUNICIPIO, SEGURANÇA PUBLICA, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), POLICIA FEDERAL, COLABORAÇÃO, POLICIA MILITAR, POLICIA CIVIL, APURAÇÃO, RESPONSAVEL.
  • SOLIDARIEDADE, VITIMA, DEFESA, REFORÇO, PROGRAMA, POLITICA SOCIAL.
  • SAUDAÇÃO, DECISÃO, JUDICIARIO, INTERPELAÇÃO, TASSO JEREISSATI, SENADOR.
  • CONCLAMAÇÃO, SENADOR, AGILIZAÇÃO, APROVAÇÃO, PROJETO, PARCERIA, SETOR PUBLICO, SETOR PRIVADO, NEGOCIAÇÃO, PROPOSTA, APERFEIÇOAMENTO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, houve uma série de atentados a moradores de rua no Município de São Paulo, o que causou consternação. Dom Cláudio Humes, Padre Júlio Lanceloti e dezenas de entidades responsáveis pela preservação e respeito aos direitos humanos têm-se manifestado. Estivemos na Praça da Sé no domingo à tarde e na segunda-feira à tarde e à noite acompanhando a vigília para evitar que esses episódios se repetissem.

Quero dizer da importância do trabalho que ora vem sendo desenvolvido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo e pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo. Ressalto a importância do fato de o Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, ter colocado a Polícia Federal à disposição, para colaborar com as Polícias Civil e Militar e a Guarda Metropolitana de São Paulo, a fim de desvendar os responsáveis pelos assassinatos e agressões totalmente condenáveis e inexplicáveis. Expresso a minha solidariedade àqueles moradores de rua.

É importante que sejam fortalecidos e desenvolvidos programas como o Projeto Boracéia, da Prefeita Marta Suplicy, o Programa de Renda Mínima e outros voltados para a população mais carente do Município, inclusive com o sentido de fazer com que não haja mais tantos moradores de rua, pelas mais diversas razões, no Município de São Paulo.

Concluindo, Presidente Heráclito Fortes, cumprimento o Ministro Eros Grau pela decisão tomada, já ressaltada por diversos Senadores. Nas palavras proferidas ontem pelo Senador Tasso Jereissati, percebemos, primeiro, a vontade expressa de S. Exª de não querer ofender de maneira alguma o tesoureiro Delúbio Soares. S. Exª fez pronunciamento em termos construtivos e proveitosos sobre o projeto de lei das Parcerias Público-Privadas.

Conclamo os Senadores da Oposição, inclusive o Líder Arthur Virgílio, que aqui se encontra, para que possamos acelerar a aprovação desse projeto de lei. Aliás, hoje o jornal O Estado de S.Paulo traz matéria que ressalta a importância de haver a negociação necessária das PPPs e afirma que a Oposição deveria aproveitar as palavras do Líder Aloizio Mercadante, que disse que não queremos votar de forma açodada, mas que queremos, sim, votar levando em consideração todas as sugestões construtivas e as que puderem ser acatadas, inclusive aquelas feitas pelo Senador Tasso Jereissati e demais membros da Oposição. Vamos, sim, apressar a votação desse projeto tão importante.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/08/2004 - Página 27933