Pronunciamento de Paulo Paim em 27/08/2004
Discurso durante a 120ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Importância do Estatuto da Igualdade Racial.
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
DISCRIMINAÇÃO RACIAL.:
- Importância do Estatuto da Igualdade Racial.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/08/2004 - Página 28069
- Assunto
- Outros > DISCRIMINAÇÃO RACIAL.
- Indexação
-
- IMPORTANCIA, ESTATUTO, COMBATE, DISCRIMINAÇÃO RACIAL.
- COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DOCUMENTO, AUTORIA, GRUPO PARLAMENTAR, DEFESA, IGUALDADE, RAÇA, REPUDIO, CRITICA, FILME NACIONAL, SITUAÇÃO, NEGRO, BRASIL.
O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, recebemos a visita, hoje pela manhã, do ator Antônio Pompeo, do produtor Luiz Antônio Pilar, Diretor da Companhia Black e Preto, acompanhados do Deputado Luiz Alberto e do presidente da Fundação Cultural Palmares, Prof. Ubiratan Castro.
Tratamos de vários temas relacionados à produção cultural negra e à reduzida participação dos produtores culturais afro-brasileiros nos recursos orçamentários disponíveis.
O episódio de Gramado, que abordamos ontem desta tribuna, tem relação direta com a exclusão dos artistas e produtores negros.
O filme, que já tinha sido considerado pela crítica nacional como o melhor filme do ano, baseia-se na história de famílias negras, que sofrem com o racismo e a discriminação racial, numa sociedade que convive muito naturalmente com graves limitações ao exercício pleno da cidadania dos afro-brasileiros.
Precisamos de mais filmes, mais peças, mais anúncios, que não só abordem a temática racial como dê oportunidade à realização de talentos e vocações em nosso meio.
Falamos também, naturalmente, do Estatuto da Igualdade Racial e da grande expectativa de artistas e produtores de cultura pela aprovação deste projeto.
O Estatuto defende uma produção cultural que valorize a herança cultural e a participação dos afro-brasileiros na história do Brasil.
O Estatuto também defende que as peças publicitárias destinadas à veiculação nas emissoras de televisão e em salas cinematográficas deverão apresentar imagens de pessoas afro-brasileiras, numa proporção não inferior a vinte por cento do número total de atores e figurantes.
Mas não se trata apenas da visibilidade, da veiculação da imagem do negro. Queremos que os serviços de consultoria, a produção e a realização sejam também momentos para a prática de iguais oportunidades de emprego.
Os artistas negros manifestaram ainda seu apoio à construção da Marcha Zumbi + 10, a grande mobilização da população negra brasileira, cujo coroamento será em novembro de 2005.
Estamos anexando a este pronunciamento o texto da Moção de solidariedade elaborada pela Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que se manifestou publicamente contra a forma preconceituosa com que foram tratadas, em comentário jornalístico, a arte e a cultura negra, no episódio de Gramado.
**********************************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR PAULO PAIM EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
**********************************************************************************************
Matéria referida:
“Moção de Solidariedade”.