Discurso durante a 121ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Indicação do Sr. John Danilovich para o posto de Embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Brasília.

Autor
Mário Calixto (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Mário Calixto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Indicação do Sr. John Danilovich para o posto de Embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 01/09/2004 - Página 28664
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, INDICAÇÃO, JOHN DANILOVICH, EMBAIXADOR, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF).

O SR. MÁRIO CALIXTO (PMDB - RO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, já em 1824, os Estados Unidos da América reconhecerem a independência do, então, Império do Brasil, tornando-se o primeiro país a conferir status oficial ao movimento originário no Grito do Ipiranga.

            Vencendo a resistência que o Brasil enfrentava na América, por ter sido a Independência proclamada por um príncipe europeu que instaurara um regime monárquico e ignorando a pressão diplomática exercida por Portugal e Espanha, aquele País favoreceu decisivamente o nosso ingresso no rol das nações.

Desde aquela época, nossas nações mantêm estreitas relações diplomáticas. Essa amizade histórica e a importância daquele País no Mundo e em nosso continente revestem de enorme relevância o posto de embaixador em Brasília.

Alvissareira, portanto, a indicação que se fez para a chefia da legação norte-americana: californiano, graduado em Stanford e na Universidade do Sul da Califórnia, casado com a Srª Irene Forte e pai de três filhos, um dos quais os acompanha em sua estada no Brasil, o Cavaleiro da Ordem de Malta, John Danilovich é dotado das melhores qualidades para exercer essa representação.

O embaixador John Danilovich traz para a embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a experiência do homem de negócios que, em mais de vinte anos de atuação, sempre se ocupou, com sucesso, de empreendimentos internacionais.

Entre 1977 e 1988, o embaixador participou da diretoria executiva do Interocean Shipping Group, empresa internacional do ramo de transporte marítimo de cargas. Entre 1987 e 1990, trabalhou com o Eisenhower Group, preeminente firma de consultoria sediada em Washington, especializada em mercados emergentes.

Recentemente, o Sr. John Danilovich dirigia sua própria empresa de consultoria, a Danilovich & Company, que se destaca na criação de joint ventures entre empresas norte-americanas e européias, sediada em Londres, onde residia com sua família antes de sua nomeação para a embaixada na Costa Rica.

Ainda, é membro do Conselho Administrativo da Cross Border Publishing, editora da IR Magazine, prestigiosa revista especializada na área de relação com os investidores e governança corporativa.

O embaixador Danilovich é, igualmente, um dos conselheiros do Fundo de Renda Fixa - Mercados Emergentes da Bear Stearns, uma das principais corretoras de valores dos Estados Unidos.

Esse destacado currículo empresarial é complementado por sua distinta trajetória pública, terreno em que também o embaixador Danilovich se destaca pela excelência de seu trabalho. Durante o período de três anos em que ocupou a embaixada dos Estados Unidos na Costa Rica, o embaixador Danilovich levou a bom termo as negociações do acordo de livre-comércio entre seu país e os países da região centro-americana.

Da mesma forma, o embaixador Danilovich foi um dos principais articuladores diplomáticos da futura instalação, em São José, da Academia Internacional de Polícia, que se destina a oferecer formação não apenas aos policiais dos países do hemisfério ocidental, mas também aos agentes aduaneiros e outros servidores responsáveis pela investigação e combate ao crime.

Com brilhantismo, exerceu a presidência do Comitê de Transição que devolveu o controle do Canal do Panamá ao governo daquele país, em obediência ao tratado que fora assinado em 1977 pelo Presidente Carter.

Da leitura de seu currículo pode-se observar que o embaixador Danilovich é um homem que possui uma compreensão nítida acerca das responsabilidades de sua posição.

Essa compreensão deriva tanto da sua vivência empresarial quanto da pública. Em razão dela o embaixador se acha capacitado a ponderar as questões que se apresentam do ponto de vista do empreendedor privado e daquele do servidor público.

Essa capacidade é importante para a superação dos mal-entendidos que decorrem dessa diferença de visão. Se os empresários exigem decisões rápidas e definitivas, os servidores do Estado são muitas vezes obrigados a adotar um ritmo mais lento, em razão da imperiosa observância do bem público.

Esse descompasso, que decorre da própria natureza das atividades exercidas pode se tornar desastroso se não tomadas as precauções corretas.

Habituado tanto às peculiaridades do Estado quanto às sutilezas do métier empresarial, o embaixador Danilovich é capaz de fazer essa ponte, mediando eficazmente as exigências de ambas esferas.

Sua proximidade com o Presidente Bush, de quem é amigo pessoal, facilitará o trânsito de nosso País junto às autoridades da Casa Branca, abrindo um canal direto com os mais elevados escalões daquele governo.

Ademais, seu conhecimento do mundo dos negócios e suas conexões com os mais destacados empreendedores dos Estados Unidos e da Europa, habilitam-no a se tornar um grande aliado em nossa busca permanente por novos investimentos estrangeiros.

Tenho certeza que sua permanência no Brasil será de grande proveito para nossos dois Países. De minha parte, gostaria de expressar meus votos de felicidade nessa nova etapa de sua vida e convidar, ao embaixador e sua família a conhecerem em profundidade o Brasil, uma terra que certamente muito lhes acrescentará e da qual guardarão boas recordações.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/09/2004 - Página 28664