Pronunciamento de Eduardo Azeredo em 08/09/2004
Discurso durante a 125ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Comentários à decisão da Polícia Federal de invadir as dependências do jornal O Tempo, na cidade mineira de Betim, sob o pretexto de estar cumprindo mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça diante de uma representação do Partido dos Trabalhadores.
- Autor
- Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
- Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
IMPRENSA.:
- Comentários à decisão da Polícia Federal de invadir as dependências do jornal O Tempo, na cidade mineira de Betim, sob o pretexto de estar cumprindo mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça diante de uma representação do Partido dos Trabalhadores.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/09/2004 - Página 29127
- Assunto
- Outros > IMPRENSA.
- Indexação
-
- CRITICA, AUTORITARISMO, GOVERNO FEDERAL, INVASÃO, POLICIA FEDERAL, JORNAL, MUNICIPIO, BETIM (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ALEGAÇÕES, CUMPRIMENTO, MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO, ACUSAÇÃO, AUTORIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), IRREGULARIDADE, PUBLICAÇÃO, PROPAGANDA ELEITORAL, AUSENCIA, COMPROVAÇÃO, EFEITO, DESRESPEITO, LIBERDADE DE IMPRENSA, SOLICITAÇÃO, ORADOR, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, NOTICIARIO, IMPRENSA.
O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a Tribuna neste momento para comentar a decisão da Polícia Federal de invadir as dependências do jornal O Tempo, na cidade mineira de Betim, sob o pretexto de estar cumprindo mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça diante de uma representação do Partido dos Trabalhadores. A acusação do PT era de que o jornal estaria publicando propaganda eleitoral irregular no tablóide Betim em Dia.
Após duas horas de buscas nas instalações da empresa, os policiais federais não encontraram nada e se retiraram. A medida, qualificada como truculenta, autoritária e desnecessária, atinge as instituições democráticas e reforça a impressão de cerceamento à liberdade de imprensa que o atual governo parece querer instaurar no Brasil.
Sr. Presidente, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal, requeiro que as matérias abaixo relacionadas sejam consideradas como parte integrante deste pronunciamento.
Era o que eu tinha a dizer.
************************************************************************************
DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO AZEREDO EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
**********************************************************************************************
Matérias referidas:
“Para cumprir um mandado de busca, PF algema jornalista”, Revista ISTOÉ, 1/09/04.
“PF usa truculência ao dar buscas em O Tempo e não encontra nada”, Jornal O Tempo, 27/08/04;
“PF faz busca em jornal e algema diretores”, Jornal O GLOBO, 27/08/04;