Discurso durante a Reunião do Senado Federal, no Senado Federal

Requerimento de congratulações à equipe brasileira que participou dos Jogos Olimpicos de Atenas.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. REGIMENTO INTERNO. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • Requerimento de congratulações à equipe brasileira que participou dos Jogos Olimpicos de Atenas.
Publicação
Publicação no DSF de 31/08/2004 - Página 28234
Assunto
Outros > HOMENAGEM. REGIMENTO INTERNO. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS, SENADOR, CUMPRIMENTO, DEVER FUNCIONAL, PRESIDENCIA, SENADO.
  • SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, INCLUSÃO, SESSÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, CONGRATULAÇÕES, ATLETA PROFISSIONAL, BRASIL, PARTICIPAÇÃO, OLIMPIADAS.
  • REGISTRO, EFICACIA, RESULTADO, ECONOMIA NACIONAL, SUPERIORIDADE, CRESCIMENTO, PRODUÇÃO INDUSTRIAL, IMPORTANCIA, REDUÇÃO, TAXAS, JUROS, CONTRIBUIÇÃO, COMBATE, INFLAÇÃO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu gostaria de cumprimentá-lo, Sr. Presidente Eduardo Siqueira Campos, por estar aqui no cumprimento do seu dever de Senador. Todos sabemos que os nossos colegas Senadores estão, nesta semana, dedicando-se ao trabalho em suas bases, apoiando os inúmeros candidatos a Prefeitos e a Vereadores. Portanto, é compreensível que S. Exªs estejam trabalhando de outra forma. Eu mesmo estive em cidades do interior de São Paulo nos últimos dias e seguirei daqui a pouco para São Paulo com o objetivo de participar da campanha da Prefeita Marta, candidata à reeleição. É importante ressaltar que V. Exª aqui está no cumprimento do dever em nome da Mesa.

Requeiro a V. Exª que seja considerado para a sessão regimental de amanhã o requerimento, que encaminho à Mesa, de congratulações à equipe brasileira que participou dos Jogos Olímpicos de Atenas, por obter quatro medalhas de ouro, maior número até hoje registrado. Alcançamos o 18º lugar em número de medalhas. Mesmo quando o Brasil não venceu, com Daiane dos Santos por exemplo, houve um desempenho notável, digno de todos os elogios. Teríamos que registrar aqui todos os jogadores, como os orientados por Bernardinho, que se sagraram campeões e obtiveram medalha de ouro no vôlei masculino, e a extraordinária demonstração de espírito olímpico de Vanderlei Cordeiro de Lima, que ontem, na maratona, infelizmente foi agarrado por um torcedor quando estava à frente, com cenas de verdadeiro heroísmo por parte do atleta, que mereceu a medalha de honra ao mérito, além da medalha de bronze. Portanto, peço que seja considerado o requerimento que hoje encaminho à Mesa.

Ademais, Sr. Presidente, quero registrar que hoje eu falaria sobre política econômica. Trata-se de resultados positivos que a economia vem apresentando, sobretudo a produção industrial, aumentando 7,7% nos sete primeiros meses de 2004 em relação ao ano passado. As vendas industriais aumentaram ainda mais, 16,8%, no primeiro semestre deste ano em relação ao primeiro semestre do ano passado. As vendas do comércio que aumentaram 10,2% também no primeiro semestre em relação ao ano passado. São inúmeros os setores, como o de veículos. A capacidade instalada está em 84,1%.

Sr. Presidente, quero ressaltar que seria próprio que, no Conselho de Política Monetária, Copom, houvesse um ambiente em que as pessoas avaliassem uma queda moderada na taxa de juros e não um aumento. Isso poderia contribuir para a consecução da meta de estabilidade de preços. E por quê? Porque, se a capacidade instalada está próxima de um nível bastante alto, quase 85% - este obtido em 1995 - as empresas estão próximas a fazer investimentos, aumentar a capacidade produtiva e produzir mais. A maior produção de bens e serviços só irá contribuir para a estabilização dos preços.

Então, é preciso que o Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, tenha um procedimento tal a ponto de democratizarmos os ares do Copom. Aliás, aqui tenho sugerido que as reuniões do Copom passem a ser transmitidas, se não ao vivo, ao menos gravadas, porque assim, ao invés de termos apenas a ata do Copom, em que se coloca a opinião da maioria como consensual, pudéssemos saber quem ali fez sugestões, quem tomou decisões sérias que devam ser consideradas, para que toda a nação brasileira possa acompanhar.

Quero, portanto, registrar os dados positivos alcançados pelo Governo do Presidente Lula, e ressaltar a importância de abrirmos o espaço para todos aqueles que estão ponderando que a queda na taxa de juros pode inclusive contribuir no combate à inflação, porque assim irá aumentar mais rapidamente a oferta de bens de serviços.

Obrigado pela atenção, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/08/2004 - Página 28234