Discurso durante a 127ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios à atitude construtiva do governo brasileiro frente às acusações dos EUA de que os produtores nacionais de camarão estão praticando o "duping".

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMERCIO EXTERIOR.:
  • Elogios à atitude construtiva do governo brasileiro frente às acusações dos EUA de que os produtores nacionais de camarão estão praticando o "duping".
Publicação
Publicação no DSF de 15/09/2004 - Página 29393
Assunto
Outros > COMERCIO EXTERIOR.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, VOTO, RECUPERAÇÃO, SIQUEIRA CAMPOS, EX GOVERNADOR, ESTADO DO TOCANTINS (TO).
  • COMENTARIO, ACUSAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), EXISTENCIA, DUMPING, EXPORTAÇÃO, CAMARÃO, BRASIL.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO BRASILEIRO, REVISÃO, ACUSAÇÃO, REGISTRO, AUSENCIA, INTIMIDAÇÃO, ENTIDADE, PRODUTOR, CAMARÃO, BRASIL, BUSCA, ALTERNATIVA, MERCADO EXTERNO, EXPORTAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ESPANHA, FRANÇA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, inicialmente, gostaria de prestar minha solidariedade a todos que oram e torcem pela recuperação do ex-Governador Siqueira Campos, hospitalizado em São Paulo.

Minha presença na tribuna é para elogiar a atitude construtiva dos produtores de camarão do meu Estado, do Nordeste e do Brasil, que sofrem acusações de dumping por parte dos Estados Unidos, bem como a do próprio Governo brasileiro, que busca o diálogo por meio da Embaixada dos Estados Unidos e tenta uma revisão junto ao Departamento de Estado da decisão adotada frente às acusações.

Por outro lado, a Associação Brasileira de Criadores de Camarão, que tem à sua frente o Sr. Itamar Rocha, não se deixa intimidar. Estamos procurando, Sr. Presidente, novos mercados para colocar a produção de camarão. Temos a satisfação de registrar que a exportação para a Espanha do camarão cultivado em cativeiro já ultrapassou a destinada à França, o que significa dizer que os produtores de camarão não se estão deixando tomar pelo desânimo, não se estão deixando abater.

Abre-se uma perspectiva cada vez melhor, mais duradoura e positiva para essa atividade econômica, principalmente no Nordeste, no Rio Grande do Norte.

Muito obrigado, Sr. Presidente, pela tolerância.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/09/2004 - Página 29393