Discurso durante a 129ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de denúncia da existência de uma esquema de grilagem de terras no Estado do Mato Grosso.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE MATO GROSSO (MT), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Registro de denúncia da existência de uma esquema de grilagem de terras no Estado do Mato Grosso.
Publicação
Publicação no DSF de 17/09/2004 - Página 29776
Assunto
Outros > ESTADO DE MATO GROSSO (MT), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REGISTRO, DENUNCIA, IRREGULARIDADE, GRILAGEM, TERRAS, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), PARTICIPAÇÃO, AUTORIDADE, GOVERNO ESTADUAL, NECESSIDADE, APURAÇÃO, PUNIÇÃO, RESPONSAVEL.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, se comprovada a denúncia que acabo de receber e que veio acompanhada de centenas de cópias de escrituras, procurações, assim como, cópias dos instrumentos de expedição de títulos definitivos de propriedade, o Estado de Mato Grosso pode ser protagonista de um mega esquema de grilagem de terras comandado em 1987, por destacadas autoridades do governo do estado.

É um esquema com fortes indícios de fraudes, utilização de laranjas, com a participação direta do então governador, do secretário de assuntos fundiários e do presidente do Intermat, e o envolvimento do tabelião do 1° Serviço Notarial e Registro de Imóveis da Comarca de Aragarças, Estado de Goiás, que emitiu as procurações públicas, utilizadas posteriormente pelo governo do Estado de Mato Grosso para a emissão dos títulos definitivos de propriedade, com a transmissão de milhares de hectares de terras públicas para terceiros, sem nenhum ônus para os adquirentes.

Sr. Presidente, é uma denúncia que será apurada e os responsáveis punidos. A sociedade brasileira não suporta mais a impunidade. O assunto não será esquecido. Farei com que o Ministro Waldir Pires, Corregedor Geral da União e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso recebam, formalmente, a documentação que fortalece a denúncia, que de modo covarde e criminoso, pune o contribuinte do meu Estado.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/09/2004 - Página 29776