Pronunciamento de Paulo Paim em 22/09/2004
Discurso durante a 132ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Potencial do Estado do Rio Grande do Sul no setor de gemas e jóias.
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA MINERAL.
:
- Potencial do Estado do Rio Grande do Sul no setor de gemas e jóias.
- Publicação
- Publicação no DSF de 23/09/2004 - Página 30316
- Assunto
- Outros > POLITICA MINERAL.
- Indexação
-
- IMPORTANCIA, SUPERIORIDADE, PRODUÇÃO, PEDRA PRECIOSA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), COMPARAÇÃO, ESTADOS, BRASIL.
- REGISTRO, SUPERIORIDADE, POSIÇÃO, BRASIL, PAIS EXPORTADOR, PEDRA PRECIOSA, IMPORTANCIA, EMPENHO, MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA (MCT), MELHORIA, TECNOLOGIA, LAPIDAÇÃO, ELABORAÇÃO, JOIA, PAIS.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Estado do Rio Grande do Sul é hoje um grande pólo de negócios no setor de pedras preciosas, ocupando o segundo lugar na colocação de maior exportador brasileiro de gemas brutas e lapidadas.
Estamos entre os maiores e mais importantes produtores mundiais de ágata e ametista, demonstrando a nossa vocação para o desenvolvimento do setor de lapidação de gemas e confecção de jóias.
Lamentavelmente o Brasil ocupa a posição de maior exportador de gemas brutas do mundo, devido a grande defasagem tecnológica no processo de lapidação.
Já a China, a Tailândia e a Índia, devido ao baixo custo da mão-de-obra e os incentivos governamentais ao setor, têm obtido destaque no cenário internacional como centros mundiais de lapidação.
Se quisermos ser competitivos neste mercado é necessária uma inovação tecnológica de modo que possamos agregar valor às gemas e gerar os empregos que precisamos, já que predominam no país as pequenas industrias de lapidação em sistema artesanal.
O Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com outros Órgãos, está desenvolvendo no Rio Grande do Sul o projeto de melhoria e desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local de Gemas e Jóias. Dentro deste contexto surgiu a necessidade da criação de um Centro Tecnológico.
Finalmente, neste momento, surge a possibilidade de aumentarmos a competitividade de toda a cadeia produtiva e desenvolvermos tecnologia para industrialização no setor de lapidação e joalheria.
A comunidade Rio-grandense tem demonstrado enorme interesse na implantação do Centro Tecnológico de Gemas e Jóias no Estado, porém, considero relevante que a decisão sobre o local da instalação do referido Centro seja tomada dentro dos critérios técnicos a serem avaliados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia pela envergadura do projeto.
Quero, aqui, publicamente, manifestar minha alegria e satisfação pela perspectiva do desenvolvimento tecnológico da cadeia produtiva de Gemas e Jóias que ora vislumbramos.
Era o que tinha a dizer.