Discurso durante a 135ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Avanços do processo democrático brasileiro.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. POLITICA EXTERNA.:
  • Avanços do processo democrático brasileiro.
Publicação
Publicação no DSF de 06/10/2004 - Página 31300
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, DEMOCRACIA, BRASIL, ANALISE, HISTORIA, DITADURA, REGIME MILITAR, LUTA, ELEIÇÃO DIRETA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, GOVERNADOR, PREFEITO DE CAPITAL.
  • SAUDAÇÃO, ELEIÇÃO MUNICIPAL, ELOGIO, HISTORIA, PAZ, RESTAURAÇÃO, DEMOCRACIA, BRASIL.
  • REGISTRO, VISITA, BRASIL, SECRETARIO, GOVERNO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).
  • IMPORTANCIA, MISSÃO, PAZ, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), COLABORAÇÃO, BRASIL, DEMOCRACIA, PAIS ESTRANGEIRO, HAITI.
  • CONVITE, REUNIÃO, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, APRESENTAÇÃO, EMBAIXADOR, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, TIMOR LESTE.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Agradeço a gentileza de V. Exª, Senador Romeu Tuma, e a do Senador Leomar Quintanilha.

Quero saudar a democracia brasileira. É importante recordarmos que há quarenta anos, em 1964, o processo democrático brasileiro de eleições foi interrompido e, em 1984, há vinte anos, um movimento notável entusiasmou o País - o movimento pelas Diretas Já - e que levou milhões de pessoas a solicitar nas ruas e nas praças de todas as cidades brasileiras o retorno de eleições livres e diretas para Presidente da República, para Governador e para Prefeito de Capital.

O Secretário de Estado Colin Powell visita hoje o Brasil e poderá testemunhar que nós brasileiros acabamos de eleger 5.562 Prefeitos Municipais de todos os Estados Brasileiros, e que essas eleições se deram num clima democrático e de respeito. Há muito a fazer para aperfeiçoarmos o nosso processo democrático, como tentar fazer com que não haja mais abuso do poder econômico, o abuso do poder daqueles que ocupam cargos executivos de maneira indevida. Avançamos muito e felizmente vivemos ontem um dia de democracia.

É importante registrar que conseguimos chegar a isso sem que precisássemos de qualquer poder externo, bélico, para conseguir restabelecer a democracia. Conseguimos restaurá-la por meio da não-violência e das manifestações nas ruas. É importante saudar isso.

Gostaríamos, Senador Leomar Quintanilha, que a Missão de Paz da ONU no Haiti, coordenada pelo Brasil, contribua para isso. Essa é a nossa esperança. E penso que será um dos temas sobre o qual o Secretário de Estado Colin Powell falará hoje com o Presidente Lula. Logo mais, no Itamaraty, eu próprio, como Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, irei dialogar com o Secretário Colin Powell a respeito da maneira de o Brasil contribuir para que outras nações, como o Iraque, o Haiti e as demais caminhem em direção à democratização de suas instituições por meios democráticos.

Sr. Presidente, por respeito a V. Exª, estou sendo extremamente breve, mas creio ser importante fazer este registro. Amanhã, farei uma análise mais aprofundada do resultado das eleições, inclusive, em São Paulo.

Sr. Presidente, encerrando, desejo convidar todos os membros da Comissão de Relações Exteriores, para, de pronto, iniciarmos a reunião, em que ouviremos o embaixador brasileiro designado para o Timor Leste.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/10/2004 - Página 31300