Pronunciamento de Leomar Quintanilha em 05/10/2004
Discurso durante a 135ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem ao décimo sexto aniversário do Estado do Tocantins, reconhecendo seus progressos sociais e econômicos.
- Autor
- Leomar Quintanilha (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/TO)
- Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ELEIÇÕES.
HOMENAGEM.:
- Homenagem ao décimo sexto aniversário do Estado do Tocantins, reconhecendo seus progressos sociais e econômicos.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/10/2004 - Página 31301
- Assunto
- Outros > ELEIÇÕES. HOMENAGEM.
- Indexação
-
- COMENTARIO, ELEIÇÃO MUNICIPAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO).
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO, DIVISÃO TERRITORIAL, AUTONOMIA, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), DETALHAMENTO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ELOGIO, ATUAÇÃO, SIQUEIRA CAMPOS, EX GOVERNADOR, EX-DEPUTADO.
O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PMDB - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eminentes Srªs e Srs. Senadores, percorri nos últimos dias a maioria dos municípios tocantinenses. No meu Estado, não haverá segundo turno. As eleições já se definiram no dia 3 de outubro próximo passado.
Vi, Sr. Presidente, no momento em que a população acorria aos encontros com os candidatos a prefeito, vice-prefeito, vereador da sua cidade, que vinham apresentar as suas propostas de governo e de ação, em benefício do povo, em benefício da comunidade, e percebemos que há ainda muita cobrança daqueles que querem conduzir os destinos do seu município. Percebemos muita cobrança porque Tocantins ainda tem muito o que fazer, mas pudemos recolher um sentimento de reconhecimento e gratidão pelas profundas transformações que experimentaram em suas vidas as populações de nossas comunidades, a partir da transformação daquela região na mais nova Unidade da Federação, o Estado do Tocantins, ocorrida há 16 anos.
Temos razões de sobra para comemorar, com exultante alegria, com satisfação, a promoção intensa feita naquele território. A criação do Estado do Tocantins foi extremamente benéfica para o povo de nosso Estado, pois mudou a fisionomia econômica do Estado e a fisonomia social da população.
Sr. Presidente, são apenas 16 anos, mas quase 5 mil quilômetros de rodovias foram construídas, integrando as diversas regiões do Estado e ligando-o aos demais Estados da Federação, tirando muita gente do isolamento, levando-lhe conforto na comunicação e no transporte de seus bens e de suas produções, assim como a introdução de energia elétrica confiável tanto nas cidades como no meio rural; o abastecimento de água tratada, melhorando efetivamente a qualidade de vida das pessoas.
No que diz respeito à educação, um sistema educacional vigoroso universalizou o atendimento às nossas crianças, formando as nossas novas gerações, preparando o jovem tocantinense para os desafios da vida. O ensino fundamental atendeu a todo o alunado existente; 100% das crianças tocantinenses estão hoje freqüentando as nossas salas de aula que, diga-se de passagem, são de excelente qualidade educacional. O ensino médio também experimentou um incremento bastante acentuado, assim como, com muito destaque, o ensino superior. Antes de ser criado o Estado do Tocantins, tínhamos cerca de trezentos acadêmicos no território tocantinense, decorrentes do campus avançado da Universidade Federal de Goiás. Hoje, são mais de trinta mil acadêmicos no Tocantins, preparando-se, recebendo uma carga de informações nas mais diversas áreas, dando uma contribuição, com esse conhecimento novo, ao desenvolvimento acelerado do Estado.
Na área da saúde, as dificuldades eram homéricas. O povo penava, abandonado. Hoje, temos uma vigorosa rede de hospitais de baixa, média e alta complexidade, distribuída em regiões estratégicas do Estado, para universalizar o atendimento às demandas de saúde da nossa população e atender a todos, principalmente aos mais necessitados.
No que diz respeito à moradia, o Tocantins avançou e melhorou muito. Retiramos mais de trinta mil famílias que se abrigavam em casebres de palha, parede e cobertura, com piso de chão batido, para morar numa casinha condigna. Enfim, são fortes os sinais sociais e econômicos que nos permitem comemorar com alegria a criação do Estado do Tocantins.
Não encerraria, Sr. Presidente, ao cumprimentar a valorosa gente tocantinense por essa exitosa vitória, por essa comemoração extraordinária do seu 16º aniversário, sem lembrar a figura do criador do Estado, o ex-Governador Siqueira Campos, que teve o mérito maior de, como combativo Deputado, apresentar a Emenda à Constituição, na Assembléia Constituinte, que culminou com a criação do Estado, ao qual ele deu a sua contribuição efetiva a sua implantação.
Hoje estamos em posições políticas opostas, divergentes, mas nem por isso deixo de reconhecer o mérito e o reconhecimento também do povo tocantinense por esse extraordinário gesto, que permitiu a nossa brava gente conquistar a sua autonomia, a sua independência e buscar, com altivez da brava gente tocantinense, o seu destino, o seu rumo.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente. Cumprimento, mais uma vez, todos os tocantinenses pela passagem do 16º aniversário do Estado do Tocantins.
O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL - SP) - Senador Leomar Quintanilha, a Mesa pede a V. Exª que seja portador dos cumprimentos à brava gente de Tocantins, um Estado novo, de 16 anos, que apresenta ao País e ao mundo um progresso em vários segmentos, como descreveu V. Exª, e tem a virtude de ter nesta Casa representantes como V. Exª.
Meus parabéns. Leve o nosso abraço ao Estado do Tocantins.
O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PMDB - TO) - Muito obrigado, Sr. Presidente. Eu o farei com muito prazer.