Discurso durante a 144ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem aos integrantes do PL, do estado de Minas Gerais, pelo desempenho nas últimas eleições. (como Líder)

Autor
Aelton Freitas (PL - Partido Liberal/MG)
Nome completo: Aelton José de Freitas
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Homenagem aos integrantes do PL, do estado de Minas Gerais, pelo desempenho nas últimas eleições. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 21/10/2004 - Página 32470
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • HOMENAGEM, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO LIBERAL (PL), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), RESULTADO, ELEIÇÃO MUNICIPAL.
  • ANALISE, DADOS, CRESCIMENTO, CANDIDATO ELEITO, PREFEITO, VEREADOR, ESPECIFICAÇÃO, REGIÃO, MUNICIPIO, UBERABA (MG), ITUIUTABA (MG), FRUTAL (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ELOGIO, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO LIBERAL (PL), PARTICIPAÇÃO, CAMPANHA ELEITORAL.

O SR. AELTON FREITAS (PL - MG. Pela Liderança do PL. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, sinto a obrigação de fazer uso desta tribuna para homenagear todos os filiados do meu Partido, o Partido Liberal, em Minas Gerais pelo brilhante desempenho nestas eleições municipais, em que deram e continuam dando demonstrações claras da unidade e do vigor de nossa legenda.

Em Minas Gerais, o PL obteve um crescimento de 45,9% em relação ao número de prefeitos eleitos em 2000, passando de 61 para 89 prefeitos eleitos no último dia 3 de outubro. Esse resultado, inédito para o Partido Liberal, representa a conquista de mais de 10% do total de prefeituras do Estado. Na minha região, no Triângulo Mineiro, o PL fez o prefeito de Uberaba, Ituiutaba, Frutal, Santa Vitória e Caeté; também em Minas Gerais, Ibirité, Itabira, João Pinheiro, Pouso Alegre e São Lourenço, no circuito das águas, que são cidades importantes onde o PL venceu.

Tal resultado ainda pode ter um acréscimo de peso, pois o Partido Liberal ainda vai disputar o segundo turno, no próximo dia 31, na importante cidade de Uberlândia, o grande pólo atacadista de Minas Gerais e do Brasil, com o competente deputado do PL mineiro João Bittar, que toca uma bonita campanha com um forte apelo social.

Também merece amplo destaque a vitória incontestável alcançada pelo ex-Ministro dos Transportes e Deputado Federal do PL de Minas Gerais Anderson Adauto, eleito com mais de 60% dos votos válidos na minha cidade de Uberaba, que é a capital do Zebu e grande centro da agropecuária mineira. Essa expressiva vitória fez justiça a um dos mais importantes quadros do PL mineiro, que serviu com lealdade e espírito moralizador o Governo Lula na área de transportes.

Na verdade, o Partido Liberal sai destas eleições como a grande força partidária do Triângulo Mineiro, vitorioso em três das principais cidades da região. Além de Anderson Adauto em Uberaba, o experiente Deputado Federal e ex-Presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais Fued Dib venceu e retornará à prefeitura da cidade de Ituiutaba, e a mulher liberal mostrou sua força com a vitória, na importante cidade de Frutal, também no Triângulo Mineiro, da nossa amiga Maria Cecília Borges. Aliás, das 42 prefeitas eleitas em Minas Gerais, 14 são do PL.

Graças a resultados como esses, nas eleições de 2004 o PL praticamente dobrou o número de eleitores conquistados em 2000 em todo o Estado, passando de 655 mil votos para 1 milhão 228 mil votos, totalizando um crescimento de 87,4% nesse quesito.

Além dos 89 prefeitos, outros 92 vice-prefeitos foram eleitos pelo PL em cidades importantes, como Alfenas, Arinos, Diamantina, Guaxupé, Muriaé, Ouro Preto, Pará de Minas, Três Pontas e Unaí, de norte a sul do Estado. Somam-se a eles 840 vereadores eleitos pelo PL em Minas Gerais.

Nas quatro cidades mineiras onde haverá segundo turno, o PL está presente em todas na disputa pelo Executivo. Além da candidatura do Deputado Estadual João Bittar na importante cidade de Uberlândia, concorremos ao cargo de vice em três outras cidades importantes: Contagem - a cidade industrial vizinha à nossa capital mineira -, com o ex-Deputado e Presidente estadual do PL Agostinho da Silveira na chapa da Deputada petista Marília Campos; Juiz de Fora, com José Eduardo Araújo dos Santos na chapa do Deputado Alberto Bejani; e em Montes Claros, importante cidade do norte de Minas, com o Vereador Paulo Lopes compondo a chapa do nosso ex-Deputado Luis Tadeu Leite.

Meu objetivo neste pronunciamento, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é principalmente registrar que essa descrição vitoriosa das campanhas do PL não é hoje possível por obra do acaso. Ingressei no Partido Liberal em 2002, atendendo a um pedido do Vice-Presidente José Alencar, de quem fui suplente e hoje substituo nesta Casa, e, hoje, como membro da Executiva Estadual, tenho a honra de ter participado de um grande e produtivo esforço conjunto com as principais lideranças do PL em Minas Gerais.

São peças fundamentais nesse crescimento do Partido Liberal mineiro os vereadores e todos os membros da bancada federal e estadual do Partido, que realizam grandes trabalhos em suas bases, em especial o nosso competente Presidente estadual da legenda, Deputado Federal José Santana e, sobretudo, o Vice-Governador de Minas Gerais, Clésio Andrade, e o Vice-Presidente da República, José Alencar - uma das maiores reservas morais deste País -, figuras que dispensam apresentações por seus relevantes trabalhos prestados não só aos mineiros, mas a todos os brasileiros.

Os futuros prefeitos liberais assumem na privilegiada condição de integrarem as bases tanto do Governo Estadual como do Governo Federal, o que demonstra que o maior compromisso do PL mineiro é a sustentação de bons projetos de governo em prol do querido Estado de Minas Gerais, por meio de maduros entendimentos partidários.

Com comissões em 837 dos 853 Municípios mineiros, o Partido Liberal se consolida como expressiva força partidária do Estado e se credencia a um futuro ainda mais promissor junto ao eleitorado mineiro.

Muito obrigado, Sr. Presidente. Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/10/2004 - Página 32470