Pronunciamento de Valmir Amaral em 19/10/2004
Discurso durante a 143ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagens ao Dia da Secretária.
- Autor
- Valmir Amaral (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/DF)
- Nome completo: Valmir Antônio Amaral
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagens ao Dia da Secretária.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/10/2004 - Página 32424
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, DIA, SECRETARIO, DEFESA, IMPORTANCIA, EXERCICIO PROFISSIONAL.
O SR. VALMIR AMARAL (PMDB - DF. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o calendário brasileiro de datas comemorativas nos proporciona inúmeras oportunidades de homenagear categorias profissionais que, em comum, possuem uma belíssima característica: o serviço à sociedade.
Qual é, em última instância, a finalidade primordial de todas as profissões que não o serviço ao próximo? Por mais introspectivo que seja um ofício, ele se dirige, com toda certeza, à satisfação de outra pessoa além daquela que o desempenha.
Na esteira das datas comemorativas, gostaria de prestar uma justa homenagem às secretárias, cujo dia é comemorado em 30 de setembro.
Deveras interessante é a origem do Dia da Secretária. Durante a segunda fase da Revolução Industrial, Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha, Lilian, testou a engenhoca e tornou-se a primeira mulher a escrever, em público, numa máquina.
Em 1950, empresas fabricantes de máquinas de escrever resolveram comemorar os 100 anos de nascimento da moça, ocorrido num dia 30 de setembro. Entre as comemorações, figurava um concurso de “melhor datilógrafa”, do qual participaram muitas secretárias. O evento, de sucesso inconteste, passou a repetir-se todos os anos, e o 30 de setembro ficou consagrado como Dia da Secretária.
Ao longo do tempo, as secretárias deixaram de ser meras datilógrafas ou simples tomadoras de apontamentos e transformaram-se em verdadeiras assessoras. Hoje em dia, todos aqueles que tem o privilégio de contar com uma profissional dessa estirpe reputam-lhe um papel vital no seu cotidiano.
Profissional que lida diariamente com pessoas, a secretária tem como ferramentas de trabalho dedicação, simpatia, paciência e sensibilidade. Por isso, precisa gostar muito do que faz e considerar sua opção profissional como uma ponte para a realização pessoal.
A secretária desempenha uma atividade de suporte, sem o qual o trabalho se tornaria inviável. Em grandes empresas, mais do que digitar textos, a secretária é responsável pela organização de agendas, apoio a reuniões, preparação de eventos e até pela realização de traduções.
Infelizmente, a profissão de secretária ainda enfrenta uma série de preconceitos - a maioria de origem machista - que, como tais, são infundados, descabidos e maliciosos. Enfrentá-los, de cabeça erguida, com muito trabalho e dedicação, é a melhor forma de levá-los a termo.
As secretárias podem se orgulhar, não só em 30 de setembro - como também em todos os dias do ano -, de possuírem uma profissão digna e honesta, além de fundamental para a sociedade. É bom lembrar que as atividades de suporte não costumam aparecer; sem elas, no entanto, todo o resto desmorona!
Mais do que flores, as secretárias merecem nosso carinho e reconhecimento! Parabéns pelo 30 de setembro! Vocês são muito importantes para nós!
Ao tempo que congratulo-me com todas as Secretárias dos Senadores, quero mandar um especial obrigado à minhas Secretárias: Carolina e Ceres.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente. Muito obrigado.