Discurso durante a 143ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcurso do Dia do Médico.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Transcurso do Dia do Médico.
Publicação
Publicação no DSF de 20/10/2004 - Página 32432
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, MEDICO, IMPORTANCIA, EMPENHO, CATEGORIA PROFISSIONAL, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO.
  • REGISTRO, PRESENÇA, DIVERSIDADE, MEDICO, ATIVIDADE, NATUREZA POLITICA.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/ PT- MT. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, um herói, na definição do filósofo norte-americano Joseph Campbell, é alguém que dá sua vida por alguma coisa maior do que ele próprio. Num país de formação cristã, como o nosso, o maior dos valores é a vida do próximo. E aquele que eventualmente salva uma vida certamente merece esse epíteto.

Que nome dar, então, a alguém que tem como principal atividade salvar vidas? Não é aquele herói do fato isolado, mas o reiterado herói do dia-a-dia.

É disso que trata a profissão médica. Atos sucessivos de heroísmo, de doação, de respeito e valorização da vida do próximo.

De forma diferente dos heróis eventuais que periodicamente ganham espaço nos meios de comunicação, os reiterados dificilmente são notados. Ademais, esperamos deles dons sobre-humanos, especialmente a infalibilidade. Não basta ser herói por obrigação profissional; tem de ser super-herói. Mais até do que exige o tradicional juramento hipocrático de conservar imaculadas sua vida e sua arte.

E se a vida do super-herói já é difícil, imagine o esforço parlamentar para dotar essa categoria de diplomas legais atualizados, mais condizentes com a realidade da ciência médica nos dias de hoje. Como regulamentar melhor a atuação dos super-heróis?

Existem importantes iniciativas, em tramitação no nosso Parlamento, com esse intuito. E, não sem razão, contamos sempre com a prestimosa colaboração de destacados profissionais médicos e de órgãos representativos da categoria, freqüentemente ouvidos em audiências públicas. Tem sido inestimável sua contribuição em temas polêmicos como as pesquisas com células-tronco, a questão da clonagem terapêutica e a definição de ato médico, para citar alguns dos mais recentes.

É muito comum, por todo o Brasil, que a preocupação dos médicos pela saúde e condição de vida da população acabe forçando uma segunda via de atuação, por meio da carreira política. Aqui mesmo no Senado, contamos com inúmeros Senadores médicos, os quais saúdo na figura do eminente líder de meu Partido, Senador Tião Viana, que importantes serviços já vinha prestando à Nação desde o início de sua carreira profissional original.

Tenho o orgulho de contar, também, com um médico entre meus companheiros de chapa na eleição para esta Casa parlamentar, o Dr. Wanderley Pignatti, que além de médico é destacado professor universitário. Saúdo, dessa forma, todos aqueles que, como o Dr. Wanderley, cumprem a primeira parte do juramento de Hipócrates, que fala, sobretudo, do respeito pela transmissão do conhecimento das artes de cura: respeitar, como um pai, quem lhe ensinou a profissão; transmitir aos discípulos, como a seus próprios filhos, tais saberes.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, encerro, enviando meus cumprimentos a todos os super-heróis médicos do País, desejando todo o sucesso profissional. Ao mesmo tempo em que renovo aqui meu compromisso pela promoção da saúde no Brasil, nas tarefas legislativas que competem a mim e a meus colegas de Parlamento.

Parabéns aos médicos pelo seu dia.

Era o que tinha a dizer. Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/10/2004 - Página 32432