Discurso durante a 145ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Designação de S.Exa. como Relator-Geral do Orçamento de 2005. Vitória do Brasil na Organização Mundial de Comércio (OMC) contra os subsídios da União Européia ao açúcar. Registro dos 21 anos de criação do jornal Folha de Boa Vista. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. COMERCIO EXTERIOR. HOMENAGEM.:
  • Designação de S.Exa. como Relator-Geral do Orçamento de 2005. Vitória do Brasil na Organização Mundial de Comércio (OMC) contra os subsídios da União Européia ao açúcar. Registro dos 21 anos de criação do jornal Folha de Boa Vista. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 22/10/2004 - Página 32701
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. COMERCIO EXTERIOR. HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, DESIGNAÇÃO, ORADOR, RELATOR, ORÇAMENTO, GOVERNO FEDERAL.
  • APOIO, DECISÃO, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMERCIO (OMC), ACUSAÇÃO, UNIÃO EUROPEIA, CONCORRENCIA DESLEAL, EXPORTAÇÃO, AÇUCAR, CONGRATULAÇÕES, ITAMARATI (MRE), MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO, VITORIA, LUTA, BENEFICIO, COMERCIO EXTERIOR.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, FOLHA DE BOA VISTA, ESTADO DE RORAIMA (RR), ELOGIO, ATUAÇÃO, BENEFICIO, REGIÃO.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pela Liderança do PMDB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, farei uma rápida menção a três assuntos distintos.

Primeiramente, comunico à Casa, às Srªs e Srs. Senadores e ao Congresso Brasileiro que fui designado Relator-Geral do Orçamento do próximo exercício. O Deputado Paulo Bernardo, Presidente da Comissão de Orçamento, designou-me Relator do Orçamento, conforme indicação do Líder do PMDB no Senado, Senador Renan Calheiros, formalizada já há algum tempo. Portanto, recebo essa incumbência com muita responsabilidade, consciente das dificuldades e do trabalho conjunto que teremos que realizar nesta Casa.

O Orçamento brasileiro vem, a cada ano, melhorando, inclusive no aspecto de transparência e de controle, mas, a cada ano, as dificuldades para a execução orçamentária são cada vez maiores, as dificuldades para a preparação de uma proposta condizente para o País, já que as demandas são muito grandes. As questões sociais se alevantam, assuntos extremamente pertinentes e polêmicos se apresentam. Vejo aqui o Senador Paulo Paim e lembro-me da questão do salário mínimo, que terá que ser enfrentada nesse Orçamento. O caminho para resolvê-la é o Orçamento federal, que programa gastos com o salário mínimo no próximo ano e supre, na verdade, a grande deficiência, que seria uma solução maior, exatamente o déficit da Previdência. Isso precisa ser discutido e avançar nesse processo, assim como os programas sociais e os programas de infra-estrutura do País.

Estão aí os dados do crescimento econômico e da necessidade da sustentabilidade da economia com mais estradas, portos e condições para ampliar a exportação brasileira.

Recebo, pois, essa designação como desafio, mas também com muita tranqüilidade de que contarei com o apoio de todos os Partidos, especialmente o PMDB, que tem-se dedicado a discutir um projeto de desenvolvimento para o Brasil. O PMDB, em reuniões internas, tem avançado nessa discussão e entende que é importante haver um conjunto de obras, de ações e de compromissos que possam realmente levar o Brasil para o patamar econômico em que merece e precisa estar. E, sem dúvida nenhuma, um dos exercícios operacionais dessa explicitação política é a confecção da peça orçamentária. Portanto, eu o farei com muita responsabilidade, seguindo as orientações do PMDB.

A segunda questão que abordarei diz respeito às exportações brasileiras e à presença do Brasil no cenário internacional. No momento em que faço este registro, parabenizo o Brasil pela vitória alcançada na OMC, Organização Mundial do Comércio, na questão das subvenções da União Européia para exportação de açúcar. O Brasil, a Austrália e a Tailândia entraram com representação na OMC, que julgou e reconheceu que a União Européia estava subsidiando a exportação de mais de 2,8 milhões toneladas de açúcar, portanto fazendo uma concorrência desleal aos produtos brasileiro, australiano e tailandês.

É importante essa vitória, porque ela é mais um reforço e mais uma sinalização, em nível mundial, de que as barreiras para a produção e a comercialização dos alimentos precisam cair. Existem hoje milhares de famintos em todos os continentes do nosso planeta, e, sem dúvida nenhuma, a subvenção e a exportação de produtos agrícolas e de alimentos precisam ser equacionadas dentro dessa ótica humanista.

Portanto, quero parabenizar a equipe do Ministério do Desenvolvimento, a equipe do Itamaraty, enfim, todos os segmentos envolvidos nessa vitória, nessa discussão, e dizer que o Brasil tem se notabilizado na OMC exatamente por abordar, pertinentemente, questões como essa, que ensejou uma vitória.

Por fim, Sr. Presidente, quero também registrar os nossos parabéns a Folha de Boa Vista, o jornal mais antigo de Roraima. É um jornal que, como foi dito aqui pelos Senadores Mozarildo Cavalcanti e Augusto Botelho, tem um papel importante na divulgação e na transparência do nosso Estado. Quero parabenizar Getúlio Cruz, seu proprietário; Paula Cruz, sua Diretora, e todos os jornalistas que fazem a Folha de Boa Vista.

Nesses 21 anos, sem dúvida nenhuma, o jornal colaborou com a história do Estado e com a necessidade de Roraima em avançar no processo de informações transparentes. Tenho certeza de que a Folha de Boa Vista avançará ainda mais, modernizar-se-á e será um jornal cada vez mais voltado para os interesses do nosso Estado e, portanto, ajudará a construir o modelo de Estado que todos queremos.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/10/2004 - Página 32701