Discurso durante a 148ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Cumprimentos ao Presidente da Infraero, Carlos Wilson, pelo trabalho realizado por aquela empresa.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Cumprimentos ao Presidente da Infraero, Carlos Wilson, pelo trabalho realizado por aquela empresa.
Aparteantes
Heráclito Fortes.
Publicação
Publicação no DSF de 27/10/2004 - Página 33269
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, EFICACIA, CARLOS WILSON, PRESIDENTE, EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA (INFRAERO), MELHORIA, INFRAESTRUTURA, MODERNIZAÇÃO, SERVIÇO, DIVERSIDADE, AEROPORTO, PAIS.

O SR. EDISON LOBÃO (PFL - MA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Do alto desta Presidência, V. Exª faz um agradecimento desnecessário, mereceu as homenagens recebidas.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em recente congresso da Associação Brasileira de Agentes de Viagem, realizado no Rio Centro, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dirigindo-se ao ex-Senador Carlos Wilson, Presidente da Infraero, disse para um auditório, segundo noticiou a coluna de Gilberto Amaral no Jornal do Brasil: “Os aeroportos são a primeira impressão que o turista leva do país”.

O Presidente Lula, com essas expressões, entre outras, quis dar o seu testemunho público sobre a eficiência com que Carlos Wilson tem-se desempenhado na Presidência da Infraero. Na verdade, nota-se em vários pontos do território nacional a crescente presença dessa empresa brasileira.

Em São Luís, ainda remanesce o contentamento popular pela reforma do aeroporto Hugo da Cunha Machado, uma obra que praticamente transformou velhos casarões e antigas pistas em construções modernas, seguras e confortáveis, que correspondem à importância do meu Estado do Maranhão no contexto federativo do Brasil.

A modernização do aeroporto de São Luís, aliás, foi uma das minhas preocupações no período em que governei o Estado. Não tive, porém, a oportunidade de participar do início das obras programadas, mas deixei assinados os convênios que proporcionaram, afinal, a renovação desse bem público.

Carlos Wilson trouxe às duas Casas do Congresso, ora nos seus mandatos de Deputado Federal, ora como Senador da República, a grande experiência que adquirira nas várias funções executivas que exerceu, além de Governador do Estado de Pernambuco.

Não é surpresa, portanto, o dinamismo que impôs na direção da Infraero desde a sua posse, a 14 de janeiro de 2003, voltado prioritariamente para a melhoria das instalações próprias, para os serviços de chegada e partida nos aeroportos brasileiros, carga e descarga, manutenção de aeronaves, segurança, bom entendimento com as companhias aéreas. Em suma, um trabalho voltado para a segurança e o bem-estar dos milhões de brasileiros que utilizam o avião como seu meio de transporte.

É com prazer, Sr. Presidente, que eu utilizo esta tribuna para levar meus cumprimentos ao nosso antigo colega Carlos Wilson, desejando que a sua administração mantenha a meta de oferecer ao nosso País, mesmo nos mais longínquos rincões, o conforto e a segurança de aeroportos que, segundo a expressão do Presidente Lula, são a primeira impressão que se tem de um lugar onde pousa uma aeronave comercial.

Ouço, com prazer, o Senador Heráclito Fortes.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Senador Edison Lobão, associo-me a esse dever de justiça que V. Exª, em nome do Senado da República, presta nesta tarde a um ex-integrante desta Casa e que vem se destacando nesse ano e meio ou pouco mais de atividades à frente da Infraero. Realmente, esse órgão público vem ao longo dos anos transformando o ambiente aeroportuário brasileiro e dando condições inclusive para que possamos bem receber os turistas, e não somente estes, mas também os brasileiros que se deslocam de um Estado para outro ou de uma cidade a outra. Neste último ano, especialmente, tendo Carlos Wilson à frente da Infraero, o volume de obras e a dinâmica daquele órgão cresceram. Qualquer pessoa, qualquer usuário de um aeroporto brasileiro sente isso. E já temos algumas construções aeroportuárias no Brasil que nos enchem de orgulho: cito o caso do aeroporto de São Luís, que V. Exª já citou; o de Recife, em fase final para inauguração; o de Fortaleza; o de Porto Alegre, que apresenta novo conceito de aeroporto inclusive. Cito, também, a reforma que se realiza neste momento não só no aeroporto de Congonhas como também a que se inicia no aeroporto Santos Dummont. Realmente, é digna de registro a atuação de Carlos Wilson à frente da Infraero. Para alegria nossa, nós que fomos Parlamentares também na Câmara dos Deputados, Carlos Wilson levou para lá uma das grandes figuras, um dos grandes administradores que aquela Casa teve, o ex-Diretor-Geral da Câmara, Dr. Adelmar Sabino, que integra sua equipe e tem demonstrado toda competência. Aliás, melhor depoimento sobre o Dr. Sabino quem pode dar aqui é o nosso Presidente Romeu Tuma com quem Sabino até há poucos dias convivia no seu gabinete da Primeira Secretaria. Dessa forma, parabenizo V. Exª pelo dever de justiça e pela oportunidade deste pronunciamento. Tenho certeza de que é um pronunciamento com o qual toda esta Casa está de acordo. Parabéns a V. Exª.

O SR. EDISON LOBÃO (PFL - MA) - Agradeço a V. Exª, Senador Heráclito Fortes, pela sua participação - eu não diria homenagem - neste reconhecimento que aqui se faz tanto da importância da Infraero, como, por igual, da competência do ex-Senador Carlos Wilson. Eu diria que o Presidente da República foi feliz na junção que fez desta empresa extraordinária, de tão bons e relevantes serviços prestados ao País, que é a Infraero, com a figura do administrador e político Carlos Wilson. Um e outro se completam. Por isso, ali se realiza hoje, como se realizou no passado recente, um trabalho extraordinário.

V. Exª citou alguns aeroportos que foram praticamente construídos nas suas estações de passageiros, além de pistas novas que também foram agregadas ao serviço da Infraero. Mas eu citaria também o Aeroporto de Palmas, um belíssimo aeroporto da terra do nosso Senador Eduardo Siqueira Campos, inaugurado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, ocasião em que eu estava presente juntamente com Siqueira Campos, pai, e Eduardo Siqueira Campos, atual Senador, além de tantas outras autoridades.

Aqui mesmo em Brasília, Carlos Wilson ultima a construção de uma nova pista para o Aeroporto da cidade, além de ter reformado completamente a estação de passageiros, dando-lhe uma configuração nova. Em São Paulo, já não se reconhece mais o Aeroporto de Congonhas, tão grande foi a alteração que ali se fez. E o Senador Romeu Tuma, nosso Presidente, neste momento, que viaja freqüentemente de seu Estado para esta cidade, capital da República, é testemunha do trabalho que ali se realizou e - sei disto - foi um dos torcedores pela realização da grande reforma no Aeroporto de Congonhas.

Quero cumprimentar também, a exemplo do Senador Heráclito Fortes, o Dr. Sabino, um dos diretores atuais da Infraero. Em verdade, trata-se de um grande administrador levado para a Infraero pelas mãos de Carlos Wilson. Com a presença de Sabino, a administração da Infraero ganhou, sem dúvida nenhuma, um grande reforço.

Sr. Presidente, era o registro que desejava fazer inspirado na nota publicada pelo jornalista Gilberto Amaral no Jornal do Brasil que menciona expressões do Presidente da República de reconhecimento ao trabalho e a competência do administrador e político Carlos Wilson.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/10/2004 - Página 33269