Discurso durante a 151ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pela celebração dos 80 anos do poeta paraibano José Chagas.

Autor
Roseana Sarney (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Roseana Sarney Murad
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pela celebração dos 80 anos do poeta paraibano José Chagas.
Publicação
Publicação no DSF de 04/11/2004 - Página 35077
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, JOSE CHAGAS, POETA, ESCRITOR, JORNALISTA, EX VEREADOR, PARTICIPANTE, ACADEMIA DE LETRAS, ESTADO DO MARANHÃO (MA), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

A SRª ROSEANA SARNEY (PFL - MA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, os poetas sintetizam a grandeza da vida nos seus versos. Os jornalistas registram os acontecimentos do cotidiano, revelando suas muitas faces. O cronista retrata e interpreta o viver. Ao longo de sua carreira, José Chagas, com muita paixão, cumpre essas três vertentes do ato de escrever. E, em verso e prosa, revela sempre o amor pelo nosso Maranhão, pela nossa São Luís - chão que adotou como seu, há meio século.

Hoje, quando José Chagas celebra 80 anos, nós do Maranhão queremos marcar com homenagens e muito carinho todo nosso orgulho de ter como filho do coração o paraibano mais maranhense do mundo.

Nossa Assembléia Legislativa lhe conferiu o título de Cidadão Maranhense. Nossa Academia de Letras lhe deu a cadeira 28. É ele o grande cronista da nossa capital, mas o Estado inteiro tem José Chagas no seu coração.

Justa retribuição ao homem que sonhou ser químico industrial e a vida fez poeta, com a história trilhada no nosso Maranhão. Em nossas terras ele atuou em diversos cargos da administração pública. Também foi vereador e dirigiu a Secretaria Geral da Mesa da Câmara Municipal de São Luís. Tudo e sempre com poética e sábia competência, e amor especial de filho para com a terra adotada.

Em muitos livros, incontáveis artigos e crônicas, José Chagas registra a vida maranhense. E usa palavra exata. É preciso e verdadeiro, sem dispensar a refinada ironia, ou a louvação merecida.

São Luís é todo de manhã

como aviso claro do dia.

São Luís requer a alegria

do olho mas também o salto

da alma e até o labor interno

do sonho em sua fúria mansa

sobre o real...”

Assim, José Chagas desenhou em versos nossa São Luís. Hoje, nós dizemos: José Chagas é eterno aviso de dia claro. Ele requer alegria e salto da alma. Faz sonhar sem fúria. Faz o real ser sempre melhor na sua sábia poesia.

Feliz aniversário, grande poeta. Obrigado por existir e por ter escolhido o Maranhão para derramar todo o seu brilho e a lição maior: a de amar tanto a vida como ela se apresenta.

Muito obrigada,


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/11/2004 - Página 35077