Discurso durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de campanha da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em prol do crescimento econômico, com diminuição de impostos. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA FISCAL.:
  • Registro de campanha da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em prol do crescimento econômico, com diminuição de impostos. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 05/11/2004 - Página 35153
Assunto
Outros > POLITICA FISCAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, MOBILIZAÇÃO, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA (CNI), CAMPANHA, ALTERAÇÃO, SISTEMA TRIBUTARIO NACIONAL, REDUÇÃO, IMPOSTOS, BENEFICIO, CRESCIMENTO ECONOMICO, CONVOCAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, EMPRESARIO, PRODUTOR, ENTIDADE, SOCIEDADE CIVIL.
  • ANALISE, QUALIDADE, RELATOR, REFORMA TRIBUTARIA, IMPORTANCIA, COMPETIÇÃO INDUSTRIAL, COMERCIO EXTERIOR, APREENSÃO, PARALISAÇÃO, VOTAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, DOCUMENTO, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA (CNI).

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pela Liderança do PMDB. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, pedi a palavra pela Liderança do PMDB para fazer um registro rápido, mas que considero extremamente importante.

A Confederação Nacional da Indústria - CNI, por meio do seu Presidente, Armando Monteiro, toda a Diretoria e segmentos estaduais, está empreendendo um movimento, uma ação nacional que se chama “Ação Nacional por um Sistema Tributário Pró-Crescimento”. Trata-se de um esforço que a CNI está capitaneando, mas que, ao mesmo tempo, convoca, convida o Congresso Nacional, as sociedades organizadas, os empresários, enfim, todos os segmentos produtivos que interferem na vida brasileira para que tenhamos permanentemente a preocupação de baixar impostos e, portanto, viabilizar o crescimento econômico e a geração de empregos.

Por que trato dessa matéria? Em primeiro lugar, porque a considero extremamente importante. Essa ótica da diminuição dos impostos é fundamental para sustentar o crescimento que estamos observando no Brasil. Além disso, precisamos ter a competitividade no nível internacional. O Brasil, cada vez mais, se relaciona com diversos segmentos e blocos econômicos e é essencial que tenhamos um modelo simplificado que seja fácil de fiscalizar e que tribute na medida justa a atividade econômica, para não tirar a sua competitividade.

Faço essas considerações por ter sido o Relator da reforma tributária no Senado. Relatamos a reforma tributária, na qual o Senado avançou, propondo mecanismos novos que simplificam, que ampliam a base e diminuem, em tese, o impacto tributário de determinados produtos. Mas, infelizmente, essa matéria, aprovada rapidamente no Senado, encontra-se paralisada na Câmara dos Deputados, o que efetivamente gera um prejuízo grande para o País e atrasa a implantação desse novo modelo tributário, que é importante para o desenvolvimento econômico.

Faço este registro parabenizando a CNI, na pessoa do seu Presidente, Deputado Armando Monteiro, e todos os segmentos envolvidos. Nós, do PMDB, vamos apoiar essa ação e, mais do que isso, vamos propor mecanismos e projetos que possam realmente construir uma linha de desenvolvimento que possa atender aos anseios do País.

Solicito a transcrição do ofício da Confederação Nacional da Indústria, bem como da cartilha Ação Nacional por um Sistema Tributário Pró-Crescimento, exatamente por entendê-la importante de ser divulgada, apoiada e ampliada na sua conscientização.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

- Carta nº 019/2004-Pres.

- Cartilha Ação Nacional por um sistema Tributário Pró-Crescimento


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/11/2004 - Página 35153