Pronunciamento de Maguito Vilela em 09/11/2004
Discurso durante a 155ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solidariedade ao povo palestino em virtude do estado de saúde do Presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat.
- Autor
- Maguito Vilela (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
- Nome completo: Luiz Alberto Maguito Vilela
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Solidariedade ao povo palestino em virtude do estado de saúde do Presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/11/2004 - Página 35723
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, PALESTINA, MOTIVO, DOENÇA GRAVE, YASSER ARAFAT, LIDER, ORGANIZAÇÃO DE LIBERTAÇÃO DA PALESTINA (OLP).
O SR. MAGUITO VILELA (PMDB - GO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste momento em que o mundo inteiro volta os olhos para o Oriente Médio, não só em face dos conflitos lá existentes, mas principalmente em virtude do estado de saúde do grande líder e Presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, pedi inscrição para prestar solidariedade ao povo palestino que reside no Brasil e a todos os palestinos de forma geral.
Estive hoje com o Embaixador da Palestina, o nosso ilustre Musa Amer Odeh, um dos Embaixadores por quem tenho grande amizade, e S. Exª estava em companhia de outro guerreiro da causa palestina, Farid Suwwan. Conversamos a respeito do estado de saúde do líder Yasser Arafat, que é gravíssimo. Até hoje, o hospital da Marinha - um dos principais da Europa, senão o melhor - não esclareceu ao mundo qual é a verdadeira doença do Presidente da Autoridade Palestina.
Ninguém até hoje sabe. Existem dúvidas sobre se o líder foi acometido por intoxicação alimentar ou medicamentosa, se sofreu algum processo de envenenamento ou se padece de doença não-esclarecida. Por certo, o hospital militar vai esclarecer ao mundo qual é a verdadeira causa da urgente hospitalização de Yasser Arafat. O mundo ainda não sabe o que está acontecendo.
Mas quero, desta tribuna, mais uma vez patentear minha solidariedade ao nosso querido Embaixador Musa Amer Odeh, a Farid Suwwan, aos integrantes da Embaixada da Palestina no Brasil, a todos os palestinos e aos descendentes de árabes em nosso País e dizer que estamos torcendo pela recuperação de um dos maiores líderes do mundo atual, que é o Presidente da autoridade palestina, Yasser Arafat. Gostaríamos, naturalmente, de conhecer as reais causas da doença que o acometeu.
Muito obrigado, Sr. Presidente.