Discurso durante a 157ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentários ao relatório "Retrospectiva 2003", publicado pela Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima), sobre o desempenho da economia brasileira no ano passado.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA. POLITICA EXTERNA.:
  • Comentários ao relatório "Retrospectiva 2003", publicado pela Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima), sobre o desempenho da economia brasileira no ano passado.
Publicação
Publicação no DSF de 12/11/2004 - Página 36145
Assunto
Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • COMENTARIO, RELATORIO, ASSOCIAÇÃO NACIONAL, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, ANALISE, ECONOMIA, BRASIL, ATENÇÃO, REDUÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), RENDA, POPULAÇÃO, AUMENTO, DESEMPREGO, ESTABILIZAÇÃO, MOEDA, SUPERAVIT, BALANÇA COMERCIAL, INFLAÇÃO, DIVIDA PUBLICA, AMPLIAÇÃO, INVESTIMENTO, PESSOA FISICA, AQUISIÇÃO, TITULO, SETOR PUBLICO, INFERIORIDADE, MERCADO, AÇÕES, DEFESA, ATUAÇÃO, ENTIDADE, REPRESENTAÇÃO, MERCADO FINANCEIRO.
  • APOIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, VIAGEM, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA, BENEFICIO, AMPLIAÇÃO, COMERCIO EXTERIOR.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não é mais possível falar em Economia sem falar no mercado financeiro. Afinal, suas expectativas engendram aumentos e quedas da taxa de câmbio, elevações e diminuições dos juros, entre outros efeitos cada vez mais perceptíveis no nosso dia-a-dia, e que ocupam cada vez mais espaço na mídia.

Ouvir o mercado financeiro é, pois, uma atitude salutar tanto para o Governo quanto para os formadores de opinião do nosso País.

Nesse sentido, eu gostaria de chamar a atenção das Srªs e Srs. Senadores para o relatório “Retrospectiva 2003”, publicado pela Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima), no qual está estampado um diagnóstico sobre a economia brasileira no ano passado.

A publicação, fartamente recheada de tabelas e gráficos, se divide em três partes, dedicadas a estudar, respectivamente, a conjuntura, as finanças públicas e os valores mobiliários.

A estabilização monetária e o baixo crescimento econômico do Brasil, em 2003, são destaques da primeira parte.

Segundo a Andima, a política monetária extremamente conservadora adotada pelo Governo, contrariando as expectativas pós-eleitorais de mudança dos ventos econômicos, acabou por comprometer a face real da economia, com reflexos nas altas taxas de desemprego, queda da renda da população e diminuição do PIB.

A primeira parte do relatório, ainda, ressalta que a continuidade do sistema de metas inflacionárias e o compromisso de geração de um expressivo superávit primário criaram um ambiente favorável no cenário político-econômico, o que assegurou a manutenção da estabilidade de preços.

No tocante ao setor externo da economia, a Andima avulta o resultado histórico da balança comercial brasileira no ano passado, que registrou um superávit de quase US$25 bilhões norte-americanos, o melhor resultado de toda a história.

A diversificação da pauta de exportações brasileira e a alteração dos parceiros comerciais foram marcantes em 2003. Nesse comenos, destacou-se a China, que passou a figurar na terceira colocação dos países que mais importam produtos brasileiros. Além disso, o saldo comercial entre Brasil e China aumentou 80% entre 2002 e 2003.

Abro, neste instante, um parêntese para destacar a sublime importância da viagem do Presidente Lula à China, tão criticada por alguns, mas que tem como único objetivo ampliar as relações comerciais com o país que mais cresce no mundo.

Deixemos as paixões de lado e admitamos que a ampliação das relações entre os dois países trará benefícios inequívocos para ambos, e atrairá para o Brasil os investimentos de que tanto necessita para a geração de empregos e renda.

Voltemos ao relatório! A primeira parte termina ao registrar a queda do PIB e da inflação em 2003. O PIB retrocedeu 0,22%, ao mesmo tempo em que a inflação subiu pouco mais de 8%, pelo IGP-M, contra um aumento de mais de 25%, em 2002.

A segunda parte enaltece os avanços no gerenciamento da dívida pública e, por conseqüência, no seu perfil. O ano que passou foi marcado pelo alongamento e consolidação de vencimentos dos títulos públicos e pela diminuição do nível de indexação.

Destaque-se a maior aproximação do Tesouro Nacional com os fundos de pensão e com as pessoas físicas em geral. O Tesouro Direto, programa de venda direta de títulos públicos para pessoas físicas, registrou sensível aumento do número de investidores cadastrados: eram quase 21 mil no final de 2003, contra cerca de 6 mil em 2002.

A Andima conclui que, apesar dos avanços, ainda há muito a evoluir. Por isso, apresentou propostas para a melhoria do mercado de títulos públicos, entre as quais eu gostaria de destacar a criação das contas de investimentos, isentas da CPMF, que o Governo Federal, sabiamente, adotará a partir de agosto deste ano.

Na terceira e última parte do relatório, dedicada aos valores mobiliários, a Andima ressalta que 2003 foi um ano difícil para o mercado de capitais. A falta de crescimento econômico ocasionou a estagnação ou a queda dos volumes de negócios com ações, debêntures e notas promissórias, ativos tradicionais no mercado.

O combate aos gargalos estruturais, que, segundo a Andima, subsistem no mercado brasileiro, logrou melhorias significativas em 2003, com a implantação de medidas, estudos e projetos por parte de autarquias, associações de classe e participantes do mercado em geral.

Coroa o relatório a afirmação de que o avanço do segmento de títulos privados é basilar para a geração de investimentos produtivos e em infra-estrutura, e de que a criação de um mercado forte para esses papéis depende diretamente da existência de um mercado de títulos públicos consolidado.

Fica, assim, explicitada a importância da atuação concomitante das entidades reguladoras com os atores financeiros, no estabelecimento do arcabouço regulatório do mercado de capitais, de forma a privilegiar a transparência de regras e procedimentos.

A Andima é representativa de um setor que se tornou, por sua importância no cenário contemporâneo, onipresente nas discussões que envolvam a economia nacional: o mercado financeiro.

Desta forma, o relatório que aqui acabo de apresentar constitui-se num instrumento importante para embasar a formulação de uma política setorial, consistente e eficaz, para o mercado de capitais, política que seja capaz de harmonizar os interesses em jogo, tendo sempre como objetivo maior o desenvolvimento nacional.

Era o que eu tinha a dizer, Senhor Presidente.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/11/2004 - Página 36145