Discurso durante a 158ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Transcurso de 58 anos do jornal O Liberal.

Autor
Luiz Otavio (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PA)
Nome completo: Luiz Otavio Oliveira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Transcurso de 58 anos do jornal O Liberal.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2004 - Página 36404
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, O LIBERAL, ESTADO DO PARA (PA), ELOGIO, ATUAÇÃO, IMPRENSA, CONGRATULAÇÕES, JORNALISTA.

O SR. LUIZ OTÁVIO (PMDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na próxima segunda-feira, dia 15 de novembro, o jornal paraense O Liberal, um dos maiores orgulhos do povo paraense, não apenas pelos serviços que presta à nossa população, mas também pelo sucesso empresarial que é, completará 58 anos de existência no meu Estado, no meu querido Pará.

Com uma tiragem de mais de 102 mil exemplares aos domingos e 45 mil exemplares nos dias de semana, O Liberal é o maior jornal do Norte e do Nordeste, comprovado pelo Instituto Verificador de Circulação - o IVC, a instituição mais respeitada do Brasil em auditagem de jornais.

Senador José Sarney, Presidente desta Casa e do Congresso Nacional, O Liberal circula em toda a região amazônica, em 16 Estados brasileiros, e possui uma sucursal em Brasília, dirigida pelo jovem e dinâmico executivo Fábio Augusto Andrade, onde, diariamente, é produzido vasto material jornalístico de grande interesse nacional.

O jornal O Liberal pertence às Organizações Rômulo Maiorana - ORM, fundada pelo saudoso jornalista Rômulo Maiorana, que, com brilhantismo e carisma, escrevia uma das mais importantes colunas do jornal, Repórter 70, que até hoje é uma das colunas de maior expressão e credibilidade de O Liberal.

Sr. Presidente, havia uma história - eu presenciei em alguns momentos esses fatos - do Repórter 70. A coluna, em poucas linhas, é muito lida e tem muita credibilidade. É muito comum as notícias que saem nessa coluna do jornal O Liberal serem lidas pela população do Pará e da Amazônia. Se for dito lá que um cidadão, um homem público que será nomeado ou participará de uma disputa de um cargo público, e isso, por algum motivo, ainda não for confirmado.... Melhor dizendo, esteja você onde estiver, uma pessoa da comunidade, por mais simples que seja, vem e questiona, muitas vezes, até nós, Senadores, dizendo: “Eu li no Repórter 70 que o senhor vai para tal lugar”.

É difícil, muitas vezes, explicar ao leitor, até mesmo ao eleitor, que aquilo ainda é uma conjectura, ainda é uma conversa, ainda é um entendimento. Se foi publicado, passa a ser realmente verdade. Fica difícil desfazer uma notícia publicada em uma coluna ou no jornal O Liberal.

            Sr. Presidente, faz parte do grupo ORM a TV Liberal, associada da Rede Globo de Televisão. A TV Liberal, com parte de sua programação realizada no Pará, tem sido fundamental para a informação, prestação de serviços, educação e entretenimento do povo paraense. É oportuno registrar que a Organização Rômulo Maiorana foi a primeira empresa a levar a TV por assinatura, a popularmente chamada de TV a cabo, ao nosso querido Estado do Pará. O grupo também possui emissoras de rádio AM e FM.

O jornal O Liberal foi pioneiro no lançamento de um portal de notícias pela Internet, onde imagens em vídeo dos telejornais são transmitidas on-line pela rede mundial de computadores.

Srªs e Srs. Senadores, o jornal O Liberal é presidido pela Srª Lucidéa Batista Maiorana, a querida Dona Déa, viúva do fundador do jornal. Tem como Presidente Executivo o Jornalista Rômulo Maiorana Júnior e, como Diretor Editor Corporativo, o jornalista Ronaldo Maiorana. Por meio dos irmãos Maiorana, Sr. Presidente, desejo cumprimentar todos os que dirigem esse importante jornal do Norte do País e todos os que nele trabalham, prestando aos seus leitores relevantes serviços de utilidade pública, informação e entretenimento.

Sr. Presidente, não poderia deixar de mencionar também os nomes dos jornalistas Walmir Botelho D’Oliveira, Editor Chefe do jornal; Luiz Roberto, Vice-Editor; Mauro Neto, Chefe de Redação; José Edson Salame, Diretor de Relações Públicas; e do engenheiro João Pojucan de Moraes, Diretor Industrial, expoentes do jornalismo paraense, que trabalham incansavelmente pela busca exata da informação e da verdade.

O jornal O Liberal possui um dos melhores parques gráficos do Brasil, comparável apenas aos grandes jornais do País, como o jornal O Globo e a Folha de S.Paulo. Em suas edições, traz diversos cadernos de grande importância para a informação de seus leitores, como Turismo, Mulher, Saúde, Informática e outros, além da revista Troppo, todos de grande aceitação. Possui colunistas e articulistas de peso, como meu querido amigo Alyrio Sabbá; Bernardino Santos; Adenirson Lage; Isaac Soares, que inclusive foi eleito várias vezes Vereador, tendo ocupado a Presidência da Câmara de Belém e respondido inclusive pela Prefeitura de Belém; o ex-Deputado Gerson Peres, a Patativa do Norte, o homem que detém o maior número de mandatos eletivos no Norte e no Nordeste do País; o jurista Zeno Veloso; o meu querido amigo ex-Senador Jarbas Passarinho, que foi Governador do Pará, Senador da República por três vezes, Presidente desta Casa, do Congresso Nacional, Ministro de Estado quatro vezes, um dos maiores expoentes que esta Casa já viu; além de escrever na Folha de S.Paulo e no Correio Braziliense, todos os domingos escreve também no jornal O Liberal; com sua inteligência e experiência, sempre traz um tema de relevância e dá um brilho a mais às edições de domingo do nosso querido O Liberal; o ex-Senador Jarbas Passarinho está sempre na frente, na vanguarda das notícias e, principalmente, das novidades de Brasília.

No próximo domingo, o jornal O Liberal fará uma edição especial em comemoração aos seus 58 anos de fundação e, com toda a certeza, baterá mais um recorde em sua tiragem, já que a expectativa é que chegue a 130.000 exemplares.

Srªs e Srs. Senadores, como paraense, como amazônida, é um orgulho falar do jornal O Liberal, que dignifica a imprensa brasileira, fundamental e indispensável ao fortalecimento da democracia em nosso País e em todo o mundo.

Sr. Presidente, é esse o registro que desejava fazer no dia de hoje. A comemoração do 58º aniversário do jornal O Liberal, que é exemplo e comprovação do sucesso de uma empresa genuinamente paraense, é motivo de muito orgulho para todos nós. Por sua transparência e credibilidade, O Liberal é muito importante não só para o nosso eleitor, mas também para o leitor que acompanha diariamente a vida do País.

Era o que tinha a dizer.

Agradeço a V. Exª, Presidente José Sarney, homem de nossa região, estadista, que foi Presidente do Brasil e que agora, como Presidente do Congresso Nacional, mantém esse relacionamento com o povo do Pará por meio de O Liberal.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2004 - Página 36404