Discurso durante a 159ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Remessa, à Comissão Parlamentar de Inquérito do Banestado e à Comissão de Ética, de documentos sobre movimentação bancária de S.Exa. Registro do início de estudos para exploração de petróleo em regiões da Paraíba.

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO). POLITICA ENERGETICA.:
  • Remessa, à Comissão Parlamentar de Inquérito do Banestado e à Comissão de Ética, de documentos sobre movimentação bancária de S.Exa. Registro do início de estudos para exploração de petróleo em regiões da Paraíba.
Publicação
Publicação no DSF de 17/11/2004 - Página 36512
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO). POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • ANUNCIO, ENTREGA, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, BANCO DO ESTADO DO PARANA S/A (BANESTADO), DOCUMENTAÇÃO, MOVIMENTAÇÃO, CONTA BANCARIA, ORADOR, REPUDIO, CALUNIA, DIVULGAÇÃO, IMPRENSA.
  • REGISTRO, ANUNCIO, AGENCIA NACIONAL DO PETROLEO (ANP), REALIZAÇÃO, LICITAÇÃO, PROSPECÇÃO, REGIÃO, BACIA, RIO DO PEIXE, ESTADO DA PARAIBA (PB), EXPECTATIVA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente, mas serei breve.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na semana passada, observei, com surpresa, que cópias da movimentação das contas do Banco Delta e do Banco Safra, que nada tinham a ver com a CPI do Banestado , foram trazidas e inseridas naquela CPI sem nenhum cuidado. Tanto é que houve vazamentos -- e, de ontem para hoje, houve mais vazamentos -- que só servem para tirar o crédito da CPI como instrumento sério para se fazerem avaliações, investigações que levem à punição de quem deve ser punido.

Sr. Presidente, estou ocupando a tribuna hoje por duas razões: uma é esta, informar que pedi documentos que estão chegando hoje à tarde. Portanto, amanhã entregarei ao Relator da CPI todas as informações sobre a denúncia que fizeram a respeito das minhas contas. Não há nada de irregular nelas. Mostrarei toda a movimentação. Não vou deixar de apresentar um dia sequer do movimento bancário. Mostrarei, inclusive, o inverso, ou seja, que vieram recursos de lá para cá, e não daqui para lá. Não foi nenhum recurso daqui para lá. Também vou mostrar que não se trata de uma conta minha, particular, e sim de uma conta de uma das minhas empresas, a do Colégio Anglo-Americano. Essa empresa tem cerca de 101 milhões só de ativos - sem considerar que muitos desses imóveis estão a preços históricos. E tudo isso foi registrado, foi inserido no imposto de renda dos últimos anos, foi fiscalizado no ano passado.

Portanto, estou muito tranqüilo a respeito desse assunto e entregarei a documentação pertinente manhã, na Comissão competente. Mas não vou fazer só isso, passarei a documentação também para a Comissão de Ética desta Casa, Sr. Presidente.

Da outra vez que me fizeram acusação - e é engraçado que as acusações só aparecem quando há algum acontecimento político -, eu era um dos candidatos a vice do meu Partido. Imediatamente, surgiu uma denúncia, que fiz questão que fosse também averiguada na Comissão de Ética. Lá, ganhamos de treze a dois. Desta vez, vamos ganhar também. Já estou preparando a cópia para entregá-la na Comissão de Ética. Tratarei desse assunto com muita tranqüilidade.

Porém, não estou tranqüilo em relação à CPI. Estou levando também uma solicitação para que possamos apurar, abrir uma sindicância. É preciso que se localizem os autores, porque dois crimes estão sendo cometidos: o de vazamento das informações, que desmoraliza a CPI, mas, mais do que isso, Sr. Presidente, o crime de acusações infundadas, portanto de calúnia, cujos autores precisam também ser punidos.

Portanto, de acordo com a lei, vamos tomar todas as providências. E toda vez que vamos verifica, vemos que há uma frase solta, cujos adendos o repórter se encarrega de incluir. E é sobre isso que também vamos tomar as providências.

Esse é o primeiro assunto que me trouxe à tribuna. Faremos isso amanhã, com muita tranqüilidade, mostrando que não fizemos nada errado.

O segundo assunto é que recebi, com alegria, a informação de que a Agência Nacional de Petróleo incluiu, na licitação para estudos prospectivos, a região da Bacia do rio do Peixe, na Paraíba. Isso significa a prospecção na região de Sousa, onde, em todo momento que se vai fazer um poço artesiano, descobre-se que dali sai petróleo. E, até hoje - apesar da nossa insistência -, não foi feita uma prospecção para dimensionar a potencialidade daquela bacia petrolífera - se é que ela existe. Vamos saber isso depois que os estudos de prospecção forem feitos. Os indícios são de que há petróleo.

Temos visto o progresso do Rio Grande do Norte, Senador Mão Santa, com o advento do petróleo. Era um item de pouca importância; hoje já é o item principal na economia potiguar, o que, de outra parte, cria uma desproporção muito grande, porque somos vizinhos daquele Estado.

Por que ainda não fizemos a prospecção na Paraíba? Porque faltava dinheiro para se fazer uma licitação que dimensionasse a potencialidade para, no futuro, colocar como um lote nas concorrências.

Estamos felizes porque a Agência Nacional de Petróleo enviou uma informação hoje no sentido de que estão na relação de licitações esses estudos prospectivos da Bacia do rio do Peixe.

Sr. Presidente, eram essas as duas comunicações.

Muitas pessoas gostam de falar por muito tempo. Gosto sempre de ser direto, objetivo. Então, cedo o meu tempo ao próximo orador, a fim de que mais pessoas tenham oportunidade de falar.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/11/2004 - Página 36512