Discurso durante a 168ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem aos Senadores em seu discurso de posse.

Autor
Gilberto Miranda (PFL - Partido da Frente Liberal/AM)
Nome completo: Gilberto Miranda Batista
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Homenagem aos Senadores em seu discurso de posse.
Aparteantes
Hélio Costa.
Publicação
Publicação no DSF de 25/11/2004 - Página 37871
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • RETORNO, ORADOR, SENADO, EXERCICIO, MANDATO PARLAMENTAR, SUPLENCIA, GILBERTO MESTRINHO, SENADOR, HOMENAGEM, CONGRESSISTA.

O SR. GILBERTO MIRANDA (PFL - AM. Pela Liderança do PFL. Sem revisão do orador.) - Exmº Sr. Presidente do Senado, Senador José Sarney, meu querido e particular amigo com quem tive o prazer de aprender muito nesta Casa; Exmº Sr. Secretário-Geral do Senado, Senador Romeu Tuma, querido amigo; Srªs e Srs. Senadores; volto a esta Casa pela terceira vez como Senador da República. Da primeira vez, substitui o Senador Carlos De Carli; da segunda, substitui meu querido amigo, prefeito de Manaus por duas vezes, excelente Governador do Estado por três vezes e Senador da República, Amazonino Mendes; e, agora, pela terceira vez, substituo o Senador Gilberto Mestrinho, ex-Deputado Federal, Prefeito de Manaus, três vezes Governador do Estado, com quem tive a oportunidade de trabalhar como Secretário de Estado do Amazonas quando iniciei minha vida política. Também neste momento estou ocupando a cadeira que até o dia de anteontem estava sendo ocupada pelo ex-Deputado Federal e Senador da República, meu amigo, João Tomé Mestrinho.

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, quero dizer que se hoje assumo pela terceira vez como Senador da República, devo em grande parte ao brilhante Deputado Federal, Senador da República, Governador, duas vezes Presidente desta Casa, Senador Antonio Carlos Magalhães, que na coligação PFL/ PMDB nas eleições de 1998 apoiou meu nome de forma decisiva na formação, na chapa que disputamos a cadeira para o Senado Federal, como também ao meu irmão Egberto Batista, que foi o comandante da campanha.

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, em 1998, quando me despedi desta Casa, disse no meu discurso que levava a mais plena e absoluta convicção de que esta é uma Casa onde se aprende mais do que se ensina, principalmente com os ensinamentos de V. Exª, Sr. Presidente, de modo muito especial, e também pelo privilégio de ter convivido por mais de seis anos com as mais destacadas cabeças políticas de meu País e com ilustres personalidades que não mais fazem parte desta Casa, como o Senador Josaphat Marinho; o Senador José Fogaça, hoje eleito Prefeito de Porto Alegre; além de Ronan Tito, Alfredo Campos, Mário Covas, e Fernando Henrique Cardoso; Lúcio Alcântara, atualmente Governador do Ceará; Hugo Napoleão, do meu Partido; Bernardo Cabral; Íris Rezende, eleito Prefeito da cidade de Goiânia; Pedro Piva; o ex-Vice-Presidente da República, Senador e Governador de Estado Marco Maciel; Carlos Wilson, agora Presidente da Infraero; e, finalmente, meu querido amigo o corajoso Senador Alexandre Costa.

Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, como disse na minha despedida em 1998, ter sido um dos integrantes desta Casa me fez mais brasileiro, mais tolerante, mais pluralista, enfim, um cidadão mais consciente.

Ter tido o privilégio de ter sido o Relator Geral do Orçamento em 1994, Vice-Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e, posteriormente, Presidente desta Comissão, Relator do Código Nacional de Trânsito, Relator do Projeto Sivam e dezenas de outros projetos de grande importância para o Brasil me fez melhor conhecedor dos problemas brasileiros.

Sr. Presidente, Srªs. Senadoras e Srs. Senadores, volto a esta Casa após ter vivido no exterior nos últimos três anos, onde fixei residência com a minha família para, se Deus quiser, aprender ainda mais, pois terei oportunidade de conviver com Parlamentares com os quais convivi no passado, como o Senador Renan Calheiros, meu querido amigo e extraordinário Líder do PMDB, com quem sempre podemos contar, além dos queridos amigos Senadores que muito admiro e com quem muito aprendi: Senador Jefferson Peres, Senador do meu Estado; Osmar Dias, futuro Governador do Paraná; Ramez Tebet, ex-Presidente desta Casa e atual Presidente da CAE; Ney Suassuna, meu amigo especial, pintor e educador; Antonio Carlos Valadares; Edison Lobão; Garibaldi Alves Filho, Gerson Camata, Jonas Pinheiro; meu Líder José Agripino, que, por sinal, me cedeu horário para falar em nome da Liderança; Leomar Quintanilha; meu querido amigo Pedro Simon; Teotônio Vilela, meu querido amigo e quase irmão; Romero Jucá, amigos de todas as horas; e Eduardo Suplicy, homem sério e trabalhador, a quem aprendi a admirar apesar dos muitos embates que tivemos nesta Casa.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria também de homenagear os Parlamentares por quem tenho amizade, que aprendi a admirar na vida pública de nosso País e com quem, pela primeira vez, irei conviver nesta Casa: Senador Jorge Bornhausen, Presidente do meu Partido, ex-Governador, Senador e ex-Ministro de Estado; Senadora Roseana Sarney, amiga de juventude em Brasília, ex-Deputada Federal e ex-Governadora do Estado do Maranhão; Senador Paulo Octávio, ex-Deputado Federal, futuro Governador do Distrito Federal, meu amigo de juventude em Brasília; Senador Arthur Virgilio, companheiro de Bancada no Senado Federal pelo Estado do Amazonas, ex-Deputado Federal, Prefeito de Manaus, brilhante tribuno e Líder do PSDB nesta Casa; Senador Marco Maciel, ex-Governador, Ministro, vice-Presidente da República.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, espero que durante a minha permanência nesta Casa possa também aprender muito com os Parlamentares que admiro, com tive relacionamento passado: Senador Hélio Costa, Heráclito Fortes, Maguito Vilela, ex-Governador de Goiás; Rodolpho Tourinho, ex-Secretário da Fazenda e Ministro de Estado; César Borges, ex-Governador da Bahia; Sérgio Guerra, ex-Deputado e meu amigo pessoal; Tasso Jereissati, ex-Governador do Ceará; Eduardo Siqueira Campos; e Aloizio Mercadante, nobre Líder do Governo.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, espero ter o melhor convívio com V. Exªs, antigos e futuros amigos Parlamentares, especialmente durante o período em que estiver representando o Estado do Amazonas, onde trabalhei e tanto aprendi nos últimos 30 anos.

O Sr. Hélio Costa (PMDB - MG) - Senador Gilberto Miranda, V. Exª me concede um aparte?

O SR. GILBERTO MIRANDA (PFL - AM) - Com muito prazer, Senador Hélio Costa.

O Sr. Hélio Costa (PMDB - MG) - Quero saudar V. Exª e dizer que o Senado se sente honrado com a sua presença. V. Exª vem substituir um nome consagrado na política nacional, o Senador Gilberto Mestrinho, certamente uma liderança expressiva no seu Estado, três vezes governador e também prefeito da capital. Para nós, é uma figura absolutamente extraordinária, pela sua capacidade de interpretação do dia-a-dia político e pela sua análise política rigorosamente correta. Saiba que todos nós, admiradores do Senador Gilberto Mestrinho, temos certeza de que V. Exª cumprirá o seu mandato com toda a autoridade e o conhecimento que tem desta Casa. Parabéns pelo seu retorno.

O SR. GILBERTO MIRANDA (PFL - AM) - Muito obrigado pelo aparte, Senador Hélio Costa.

Eu gostaria também de citar o Senador Valdir Raupp, que me acompanhou, no dia de ontem, em meu juramento; ex-governador, meu amigo e um brilhante Senador.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o meu gabinete estará sempre de portas abertas para todos aqueles que tiverem o que dar, que quiserem ajudar o Estado do Amazonas e o Brasil. Em especial, estará aberto para o Governador do meu Estado, Eduardo Braga, um jovem Governador, com uma brilhante carreira política e meu amigo.

Quero agradecer às minhas filhas Marcela e Juliana e à minha mulher, Carolina Andraus Lani. Quero também agradecer a todos os presentes, às Srªs e aos Srs. Parlamentares que tiveram a paciência de me ouvir nesta Casa.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/11/2004 - Página 37871