Discurso durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reivindicação de recursos destinados ao desenvolvimento do Estado do Piauí, principalmente no que se refere à melhoria das estradas.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Reivindicação de recursos destinados ao desenvolvimento do Estado do Piauí, principalmente no que se refere à melhoria das estradas.
Publicação
Publicação no DSF de 26/11/2004 - Página 38456
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • CRITICA, NEGLIGENCIA, GOVERNO FEDERAL, PRECARIEDADE, SITUAÇÃO, DIVERSIDADE, RODOVIA, ESTADO DO PIAUI (PI).
  • NECESSIDADE, GOVERNO FEDERAL, IMPLANTAÇÃO, UNIVERSIDADE, CONSTRUÇÃO, REFINARIA, PETROLEO, ESTADO DO PIAUI (PI).

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, brasileiras e brasileiros aqui presentes e que nos assistem pelo sistema de comunicação, ontem, lamentava eu pela Sudene e invocava que o nosso Presidente se inspirasse em Cristo. “Levanta-te, Lázaro”, porque aquilo já está passando do tempo. Dois anos de palavras, palavras e palavras - como dizia Shakespeare -, nada de resultados quanto à Sudene de Juscelino, de Celso Furtado, que se inspirou para promover justiça social a fim de que não houvesse dois brasis, o do Sul, rico, industrializado, e o outro. Celso Furtado advertia Juscelino de que a Sudene poderia acabar com essa desigualdade.

Senador Tião Viana, sem dúvida alguma, V. Exª ainda é uma estrela do PT que brilha, na qual todos temos esperança. No meu Piauí, cuja bandeira é mais bonita do que essa, porque só tem uma estrela, houve muita esperança. Entregamos o Governo do Piauí ao PT. Todos sonhamos. Lá existe um porto onde foram gastos US$100 milhões... US$10 milhões, e está inacabado. Havia a esperança no Presidente Lula, que é do Nordeste, no Governador do PT, em quem o povo do Piauí acreditou. Já se passaram dois anos, está terminando o Governo. Esperamos neste Natal a decisão do Presidente Lula.

A ferrovia, um sonho de Alberto Silva, que tem sido aliado do PT, nunca esteve tão ruim. Teresina e Parnaíba estão cada vez mais decadentes. A esperança está acabando. E aprendi que a esperança é a ultima que morre.

Existe o projeto Tabuleiros, no litoral, e o Boa Esperança, em Guadalupe, iniciado por Sarney, Vicente Fialho. Está lá, parado.

Fala-se em fome zero, mas não se produz nenhum alimento. Zero são os que estão aí, somente com palavras, palavras e palavras, mas resultado nenhum. O jogo já está virando. O time do PT está em campo, mas a torcida que vibrava está calando.

As BRs, Senador Alberto Silva, quis Deus que a bandeira do Piauí tivesse só uma estrela, e esta é Alberto Silva, devotado, que enriquece este Senado, é a maior experiência. Em 1948, já era Prefeito da minha cidade e, de lá para cá, nenhum o superou. Senador Alberto Silva, para a ferrovia pela qual V. Exª luta, nada foi feito. E as BRs, Alberto?

O Presidente Lula é ingrato! Lamento. Senador Tião Viana, a gratidão é mãe de todas as virtudes, e o Presidente é ingrato com o Piauí.

Senador Alberto Silva, em 1994, V. Exª ouviu o povo, um bêbado, saudá-lo em um comício em Guadalupe. In vino veritas. Ele olhava para Alberto e dizia: “Oh, o rei das estradas”. Rei - atentai bem! Das dez piores estradas federais, três estão no Piauí. Presidente Lula, a ingratidão é uma vergonha! É essa a homenagem que ele faz ao rei da estrada, Alberto Silva, que o apóia aqui?

A BR-020 é a segunda pior do Brasil. Olhem o tamanho do mapa do Brasil. Oh, Lula, é isso o que merecemos? Fortaleza-Picos é a segunda pior. Antonio Carlos Magalhães foi bater no PT, e a BR Teresina-Barreiras é a quarta pior do Brasil. Entre as dez, três estão no nosso Piauí, Senador Alberto Silva. A BR-316: Tocantins-Araguaína-Picos. Das dez piores, três estão no nosso Piauí.

Presidente Lula!!! Atentai bem, povo brasileiro. Não votem mais, não. Votamos no PT, entregamos o Governo e vejam o nosso prêmio.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Mas não é só, não.

O projeto para transformar o Campus Avançado Ministro Reis Veloso em universidade está parado, parado, parado. Semente da nossa Parnaíba. Transformar o Campus Ministro Reis Veloso em universidade. Por que não nos dá esse presente, Lula? Já lhe demos muito!

Defendo, defendo e defendo aqui: inspire-se, Lula, em Juscelino. E a refinaria que o Brasil precisa? Temos petróleo bruto e precisamos. Paulistana, no sul do Piauí, é eqüidistante de Boa Vista, de Macapá, de São Luís, de Fortaleza, de Belém, de Natal, etc. Juscelino colocou Brasília no meio, e ela interiorizou e trouxe desajuste social.

Senador Tião Viana, entendo que, se buscasse essas obras fundamentais para o meu Piauí, Lula conseguiria o apoio da Bancada do PMDB, e não oferecendo almoço e jantar, porque o PT mostrou que saciar a fome ele não sabe; ganhou foi zero nesse assunto.

Era o que eu tinha a dizer.


Modelo1 12/1/249:28



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/11/2004 - Página 38456