Discurso durante a 170ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Considerações acerca do artigo intitulado "Final do ano", de autoria da jornalista Eliane Cantanhêde, publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 23 do corrente.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Considerações acerca do artigo intitulado "Final do ano", de autoria da jornalista Eliane Cantanhêde, publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 23 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 27/11/2004 - Página 39218
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, PARALISAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, CONGRESSO NACIONAL, INEFICACIA, REFORMULAÇÃO, MINISTERIO.

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a Tribuna neste momento para registrar o artigo intitulado “Final do ano”, de autoria da jornalista Eliane Cantanhêde, publicado no jornal Folha de S.Paulo em sua edição de 23 de novembro do corrente.

A jornalista, em seu artigo, mostra como o governo do presidente Lula vai mal: “o governo não anda, não aprova nada de importante no Congresso e já está no meio da segunda reforma ministerial.”

Concluindo, Sr. Presidente, requeiro que o artigo acima citado seja considerado parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer.

 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*************************************************************************

Matéria referida:

“Final do ano.”

Folha de S.Paulo

Publicado em: 23/11/2004

            Final do ano

Eliane Cantanhêde

O ano vai acabando e o governo vai se enrolando. O que é muito curioso, porque os indicadores da economia vão bem, mas o governo não anda, não aprova nada de importante no Congresso e já está no meio da segunda reforma ministerial. Pior: uma reforma sem diretriz. Se a economia vai bem e o governo vai mal é porque alguma coisa está muito errada. O desempenho formal da economia está sendo bom em 2004, melhor do que vinha sendo nos anos anteriores e também melhor do que as previsões para os próximos. A expectativa é de um crescimento de mais de 4%, e a inflação está abaixo dos 8%. Não houve crises internacionais nem solavancos internos. Então o que está havendo com o governo? O de sempre. Na economia, uma ortodoxia e uma "falta de criatividade" (como diz o Clóvis Rossi) que impedem as boas notícias formais de se transformarem em boas notícias reais para as empresas e os cidadãos comuns. Na negociação política, uma barafunda de disputas internas, entre o "PT moderado" e os "PT radicais", entre o PT e os "aliados", entre governar e distribuir favores, entre almoços de muita cobrança e jantares de nenhum resultado. Na gestão administrativa, um entra-e-sai inacreditável de petistas nas áreas que seriam mais afins e mais caras aos próprios petistas. Pelo menos é o que todos achavam. Parecia, mas não era. Entra ministro, sai ministro; entra assessor, sai assessor; e nada acontece de fato. Do Fome Zero só sobraram a fome e o zero. Do "superministério" tão badalado de Patrus Ananias sobrou um ministeriozinho de um ministrinho cercado de assessores insatisfeitos que abandonam o barco. Se, com a possibilidade de mais de 4% de crescimento, está assim, tudo ainda pode piorar. Principalmente se o ritmo estagnar, a carga tributária não cair, os empregos não aparecerem e as eleições presidencial e estaduais começarem antes do tempo. E elas estão começando.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/11/2004 - Página 39218