Discurso durante a 171ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Constatação do aumento de vitimas fatais em acidente de trânsito. Aplausos ao trabalho de educação de trânsito elaborado pela prefeitura de Boa Vista - RR.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Constatação do aumento de vitimas fatais em acidente de trânsito. Aplausos ao trabalho de educação de trânsito elaborado pela prefeitura de Boa Vista - RR.
Publicação
Publicação no DSF de 30/11/2004 - Página 39280
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • COMENTARIO, AUMENTO, QUANTIDADE, ACIDENTE DE TRANSITO, RODOVIA, PAIS, PROVOCAÇÃO, MORTE.
  • CONGRATULAÇÕES, PREFEITURA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RORAIMA (RR), REDUÇÃO, ACIDENTES, AUTOMOVEL, BICICLETA, APRESENTAÇÃO, DADOS, DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRANSITO (DENATRAN).
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, MUNICIPIOS, BOA VISTA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR), PREMIO, DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRANSITO (DENATRAN), CAMPANHA, EDUCAÇÃO, TRANSITO.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, REDUÇÃO, ACIDENTE DE TRANSITO, EFICACIA, CAMPANHA EDUCACIONAL, TRANSITO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RORAIMA (RR).

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, serei bastante breve.

Venho à tribuna hoje fazer uma constatação dolorosa e, ao mesmo tempo, trazer um dado auspicioso referente ao meu Estado de Roraima e a capital, Boa Vista.

A constatação dolorosa é que nos últimos anos, notadamente neste ano, tem aumentado no País o número de acidentes de trânsito e o número de mortes no trânsito. O número de mortes na estrada tem aumentado muito, o que demonstra efetivamente que, depois de toda a legislação implantada e de um recuo nos índices de morte e de acidente de trânsito, o País voltou a ver esse indicador crescer de forma exponencial, ceifando vidas e gerando prejuízo para milhares de famílias do País.

Então, é muito importante que se tome ações concretas, que vão da fiscalização à melhoria das estradas e até a um trabalho de educação no trânsito, para que efetivamente as gerações futuras tenham condição de culturalmente já se preservarem dessa fatalidade.

Sr. Presidente, após essas palavras, quero aplaudir o trabalho feito pela Prefeitura de Boa Vista. Os dados do Denatran mostram que, de 2002 para cá, a Prefeitura de Boa Vista diminuiu em 50% o número de mortes no trânsito na cidade; diminuiu em 66% o número de acidentes com bicicletas - V. Exª é da Região Norte e sabe o quanto o trabalhador e famílias do Norte usam bicicletas como meio de locomoção. A Prefeitura teve o cuidado de buscar combater algo que era muito triste, os acidentes e mortes de trabalhadores, de jovens e mulheres que se deslocam de bicicleta.

A Prefeitura de Boa Vista foi mais além, Sr. Presidente. Este ano o Denatran - Departamento Nacional de Trânsito, premiou a melhor campanha de educação de trânsito, e a cidade de Boa Vista foi reconhecida em primeiro lugar no 4º Prêmio Denatran de Educação para o Trânsito, feito com jovens, agentes comunitários, jovens infratores, enfim, com diversos segmentos da sociedade que estão colaborando no sentido de educar o povo de Boa Vista para que diminuam os acidentes.

Boa Vista hoje é uma das poucas capitais do Brasil, além de Brasília, em que o automóvel pára na faixa para que o pedestre atravesse a rua. Isso cria um conceito de cidadania muito importante. Vemos a satisfação das pessoas ao serem reconhecidas como cidadãs, quando um veículo pára na faixa para que elas possam atravessar. Por isso quero parabenizar a Prefeitura de Boa Vista.

É muito importante que o Denatran invista recursos na educação do trânsito, na sinalização e na fiscalização das irregularidades no trânsito. Não podemos concordar com esse incremento do número de acidentes e mortes no trânsito no Brasil. Existem caminhos para serem trilhados, e o exemplo da Prefeitura de Boa Vista é importante para que possa ser reproduzido em muitas cidades brasileiras que têm índices alarmantes de desastre e de morte no trânsito.

Agradeço, Sr. Presidente, e peço a transcrição das duas matérias: “Mortes no trânsito diminuíram 50%”, e “EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO - Trabalho do Dmtran é o melhor do Norte.

Muito obrigado.

 

********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ

EM SEU PRONUNCIAMENTO

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno)

********************************************************************************

Matérias referidas:

Mortes no trânsito diminuíram 50%

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO - Trabalho do Dmtran é o melhor do Norte.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/11/2004 - Página 39280