Discurso durante a 171ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Parceria firmada entre o governo de Tocantins e a Fundação Luterana do Brasil para a operacionalização do centro de recepção de visitantes do Parque Estadual do Cantão.

Autor
João Ribeiro (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Parceria firmada entre o governo de Tocantins e a Fundação Luterana do Brasil para a operacionalização do centro de recepção de visitantes do Parque Estadual do Cantão.
Publicação
Publicação no DSF de 30/11/2004 - Página 39286
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • REGISTRO, PARCERIA, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), INSTITUIÇÃO CIENTIFICA, OBJETIVO, FUNCIONAMENTO, RECEPÇÃO, POPULAÇÃO, PARQUE NACIONAL, DEFESA, IMPORTANCIA, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, BIODIVERSIDADE.

            O SR. JOÃO RIBEIRO (PFL -- TO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores: trago para registro nos Anais desta Casa a parceria do Governo do Estado do Tocantins e a Fundação Universidade Luterana do Brasil que foi firmada para a operacionalização do Centro de Recepção de Visitantes do Parque Estadual do Cantão.

Trata-se de um esforço conjunto entre governo e sociedade civil para dotar essa importante unidade de conservação regional - a qual permite uma constante investigação científica e avaliação da biodiversidade local -, de uma administração profissional que possibilite a exploração econômica das atividades e dos equipamentos de uso público do Parque.

A região do Cantão está localizada às margens do rio Araguaia, no município de Caseara, que conta com o operoso Suair Mariano de Melo no comando da prefeitura. O parque situa-se numa região de transição entre o cerrado e a floresta amazônica. Ali há muita semelhança com o Pantanal em face das terras sofrerem inundações sazonais e por se formarem um complexo sistema de lagoas próprias ao surgimento de comunidades biológicas aquáticas de grande diversidade, muitas delas ainda desconhecidas da própria ciência. Este fato faz do local um verdadeiro santuário ecológico que precisa ser preservado.

O Centro de Recepção se localiza numa área de aproximadamente 600 hectares. É composto por cinco prédios onde funcionam o centro de atendimento ao turista, a sede administrativa, garagem, alojamento e residência da gerência, além de um cais de embarque/desembarque e infra-estrutura de acesso, como vias de circulação e pista de pouso, de abastecimento de água e de fornecimento de energia, já implantados e em operação.

A parceria traz vantagens para todas as partes envolvidas, como ensinam as boas práticas de responsabilidade social hoje existente no país. A Fundação Universidade Luterana do Brasil põe em uso a infra-estrutura que detém e pode aplicar os recursos técnicos de ponta existentes para implementar ações voltadas às pesquisas que visam a boa exploração ecológica e turística da região, além disso pode captar recursos financeiros para o próprio projeto junto aos investidores do setor. O governo contando com essa parceria potencializa em algumas vezes os recursos existentes que são destinados às ações de preservação do meio ambiente. A sociedade, a seu curso, ganha mais um espaço de visitação pública, devidamente preparado para tal, que gerando um fluxo de visitantes auxiliará na sustentação do próprio parque.

Dentre os objetivos dessa iniciativa está a idéia de possibilitar aos visitantes vivência e educação ambiental em uma região de grande beleza natural e diversidade biológica, visando dar exemplo de utilização adequada do patrimônio natural.

O governo do meu Estado do Tocantins mostra, mais uma vez, prefeita sintonia com os temas da atualidade e sua grande capacidade de articulação para solucionar, questões da área ambiental. Parabenizo também a Fundação Universidade Luterana do Brasil por compreender a importância e participação no projeto.

E finalmente, com o mesmo entusiasmo cumprimento a prefeitura e aos meus conterrâneos de Caseara pela consolidação do Parque Estadual do Cantão.

Era o que eu tinha a dizer.

Obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/11/2004 - Página 39286