Discurso durante a 172ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo transcurso, hoje, do Dia do Evangélico. (como Líder)

Autor
Paulo Octávio (PFL - Partido da Frente Liberal/DF)
Nome completo: Paulo Octávio Alves Pereira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo transcurso, hoje, do Dia do Evangélico. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2004 - Página 39375
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, DIA, IGREJA EVANGELICA, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), HOMENAGEM, MEMBROS, RECONHECIMENTO, CONTRIBUIÇÃO.

O SR. PAULO OCTÁVIO (PFL - DF. Pela Liderança do PFL. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, quero aproveitar para cumprimentar V. Exª, também ao Senador Romeu Tuma, 1º Secretário, e ao Presidente desta Casa, Senador José Sarney, pela implantação da nova era digital que vivemos no plenário desta Casa. Parabéns! É um grande avanço, vai facilitar muito a vida dos Parlamentares. Todos reconhecemos a boa vontade da Presidência em nos oferecer esse equipamento tão moderno. Muito obrigado, em nome dos Senadores.

Hoje, 30 de novembro, Brasília comemora o Dia do Evangélico. Mais do que o registro histórico da data que marcou, há quase cinco décadas, o primeiro culto evangélico nas terras que abrigariam a então futura Capital da República, este dia se reveste de especial significado. Especial significado não só para os 27 milhões de brasileiros que laboriosamente se dedicam à abnegada missão cotidiana de se doar ao próximo - levando a palavra do Senhor aos corações abatidos, nutrindo-os pelo ânimo da fé -, mas também para todos aqueles que cada vez mais se reconhecem como irmãos em Cristo e que vêm todos os dias despertando para a nova vida, sob a luz do Evangelho.

É com muita alegria e exultante de amor no coração que presto hoje minha homenagem a este povo que tanto faz por nossa sociedade. Meu reconhecimento a esses obreiros anônimos que, renunciando a si mesmos, se entregam ao trabalho em prol das almas necessitadas, prestando-lhes relevante assistência social e espiritual, em orfanatos, escolas, creches, asilos, hospitais e presídios, ou nas ruas e em lares onde a dor, o sofrimento e a angústia se amenizam no conforto da palavra bíblica e na esperança da salvação divina.

A presença das igrejas evangélicas no Brasil cresce a cada dia, e sua atuação se demonstra mais e mais decisiva, tanto no âmbito das relações pessoais e familiares, quanto na formulação de políticas públicas.

Por isso, ao homenagear, na data de hoje, individualmente, todos os líderes, missionários, evangelistas e pastores, sinto-me duplamente gratificado. Sinto-me gratificado por ser político e por ser evangélico.

Conscientes das transformações de que o Brasil precisa para resolver os graves problemas conseqüentes da fome, da violência e da desigualdade social, as diversas denominações evangélicas desenvolvem seu incansável trabalho convictas do sacerdócio que os crentes exercem em busca da plena recuperação da vida e da cidadania de todos e de cada um dos brasileiros.

Quero registrar, portanto, minhas felicitações a esse grupo religioso que mais cresce no País. Parabenizo, também, a Frente Parlamentar Evangélica, a qual tenho a honra de integrar, pelas exponenciais colaborações que vem prestando às casas legislativas, ressaltando a importância da “1ª Conferência Nacional de Parlamentares Evangélicos”, ocorrida na semana passada, que contou com a participação de cerca de 300 parlamentares e convidados, no contexto das enriquecedoras palestras e das demais profícuas atividades que marcaram o evento.

Que este dia de reflexão nos sirva de símbolo e inspiração, de modo a que não apenas nós, os evangélicos, mas que todos os filhos do mesmo Deus reafirmemos nosso compromisso para com os nossos ideais de fé, sempre a serviço do amor, da compreensão e da concórdia que um dia haverão de reinar entre os homens.

Brasília, entre todas as capitais brasileiras, é a única que dedica um dia aos evangélicos, e hoje é feriado na capital de todos os brasileiros.

Em atenção especial a todos os evangélicos, faço uma oração a todos. Que Deus proteja Brasília e o Brasil. Que possamos fazer do dia de hoje um dia de profunda reflexão não só sobre o Evangelho, mas também sobre o grande trabalho que pastores e missionários, em todo o Brasil, vêm fazendo em benefício da família brasileira.

Por isso, rendo aqui a minha homenagem aos evangélicos pelo dia de hoje.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2004 - Página 39375