Discurso durante a 172ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comunicação de que a equipe "A Turma da Vez", formada por estudantes de Roraima, irá representar o Brasil na final do Desafio SEBRAE MERCOSUL.

Autor
Augusto Botelho (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Comunicação de que a equipe "A Turma da Vez", formada por estudantes de Roraima, irá representar o Brasil na final do Desafio SEBRAE MERCOSUL.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2004 - Página 39437
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • IMPORTANCIA, PARTICIPAÇÃO, GRUPO, ESTUDANTE, CURSO SUPERIOR, ESTADO DE RORAIMA (RR), REPRESENTAÇÃO, BRASIL, CONCURSO, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
  • COMENTARIO, DADOS, ESTATISTICA, COMPROVAÇÃO, EFICACIA, CONCURSO, INICIATIVA, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), OFERECIMENTO, OPORTUNIDADE, ESTUDANTE, TERRITORIO NACIONAL, APRENDIZAGEM, TREINAMENTO, ADMINISTRAÇÃO, EMPRESA.

O SR. AUGUSTO BOTELHO (PDT - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com muito orgulho que ocupo esta Tribuna, no de hoje, para dizer que o Estado de Roraima vai representar o Brasil na final do Desafio Sebrae Mercosul. A equipe “A Turma da Vez”, formada por estudantes de Roraima, venceu a 5º edição do chamado “Jogo de Empresas”.

Agora a equipe de Roraima enfrentará, em março do ano que vem, em Brasília, estudantes da Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.

            A etapa final, teve a participação de 37 estudantes universitários divididos em oito equipes, que passaram cerca de 24 horas concentradas no Hotel Manhattan, pensando como tomar as melhores decisões para administrar corretamente uma “fábrica de bolas de vôlei”. Eles concorreram com 56.789 (cinqüenta e seis mil, setecentos e nove) universitários, reunidos em treze mil equipes de todo o País.

Com equipes de três a cinco universitários, o Desafio Sebrae é um jogo virtual praticado por computador, que estimula os competidores a aprender a trabalhar em grupo e desenvolver habilidades de negociação, análise de cenários e formulação de estratégias para tomar decisões dentro de um amplo contexto de concorrências e alianças.

Sr. Presidente, o Desafio Sebrae é, sem dúvida, uma brilhante iniciativa dessa instituição que há muitos anos labora em prol do desenvolvimento das empresas brasileiras, sobretudo as de médio e pequena porte.

Em cinco anos de existência, o Desafio Sebrae já ofereceu a mais de 177.000 (cento e sessenta e sete mil) universitários a oportunidade de simular a administração de uma empresa. Esse é o total de estudantes que se inscreveram nas cinco edições da competição. Somente no ano passado 54.000 (cinqüenta e quatro mil) universitários se inscreveram para participar da experiência de assumir o controle de uma empresa.

Este ano o Desafio Sebrae envolveu quase 57.000 (cinqüenta e sete mil) universitários que tiveram a oportunidade de obter maior conhecimento sobre empreendedorismo e de se aproximar cada vez mais dos desafios, dificuldades e conquistas do cotidiano negocial.

Trata-se de uma oportunidade ímpar para estudantes que, ao saírem da universidade, vão enfrentar concorrido mercado de trabalho. O Sebrae, com essa iniciativa demonstra, como não poderia deixar de ser, sua força na alavancagem dos negócios no Brasil.

Sr. Presidente, o Sebrae, a partir do lançamento do Desafio, estimula os universitários a ingressarem no mundo dos negócios.

Uma pesquisa feita pelo Sebrae revelou que dentre os 54.755 estudantes de 2.031 universidades de todo o país que participaram do Desafio Sebrae 2003, a maior parte dos inscritos (mais de 75%) declarou que a experiência foi importante na definição dos objetivos de vida, com predominância no reforço da escolha profissional original que os participantes já haviam formulado. Metade deles pretende montar o próprio negócio, mas antes prefere trabalhar como empregados no serviço público ou na iniciativa privada.

Os dados fazem parte da Pesquisa de Impacto Desafio SEBRAE 2003, que avaliou os resultados do programa com relação aos objetivos de expor a atividade empresarial como alternativa para colocação de estudantes universitários no mercado de trabalho e de disseminar a cultura empreendedora no ambiente universitário.

            Um dos dados que chamaram a atenção dos organizadores do Desafio Sebrae 2003 foi o fato de que quase 15% dos competidores pretendem montar negócio antes mesmo de se formar. O gerente da Unidade de Educação e Desenvolvimento da Cultura Empreendedora do Sebrae Nacional, Enio Pinto, ressaltou, no entanto, que o sucesso do programa não pode ser avaliado apenas pelo número de negócios abertos. “Entendemos que o índice de 15% de competidores que desejam abrir um negócio antes mesmo de se formar é uma grata surpresa. Mas o que queremos mesmo é uma mudança no modelo mental e de cultura frente às alternativas profissionais futuras”, avalia.

A pesquisa revelou ainda que os universitários que se inscreveram no jogo estão, pelo menos, na metade de seus cursos e quase 50% dos entrevistados não trabalham na mesma área em que estuda.

Além de mostrar o interesse pela atividade empresarial, a pesquisa revelou que o Desafio Sebrae não é apenas o principal programa de disseminação da cultura empreendedora no ambiente universitário do País. É também uma das principais “portas de entrada” para que os universitários conheçam outros produtos e programas do Sebrae.

Cerca de 70% dos participantes do jogo de empresas não eram clientes do Sistema Sebrae. E apenas 23% já haviam participado de cursos da instituição. “Um esforço de marketing junto a esse público pode elevar, no futuro, o índice de clientes do Sistema dentro do ambiente universitário”, disse Ricardo Garcia, coordenador do Desafio Sebrae.

Sr. Presidente, para 2005 o Sebrae pretende, amealhando parcerias e lançando o Prêmio Universidade Amiga do Desafio Sebrae (onde serão reconhecidas as instituições que tiveram o maior número proporcional de inscritos), além de outras ações, aprimorar este brilhante projeto que, pelos números, já revela o quanto já bem logrou seus objetivos. Em 2005 o Sebrae pretende, também, incluir novos países no Desafio.

Gostaria de cumprimentar o Sebrae pela brilhante iniciativa que, desde o ano 2000, vem revelando, para o cenário empresarial do Brasil, os valores dos nossos jovens empreendedores, conferindo-lhes oportunidade de fazer brilhar suas estrelas. Gostaria de cumprimentar, também, pela vitória que obteve no Desafio Sebrae deste ano, os jovens universitários da equipe “A Turma da Vez”, do meu Estado de Roraima. Eles são a demonstração cabal de que Roraima tem condições de produzir quadros de empreendedores para o Brasil. Mesmo enfrentando as mais diversas dificuldades Roraima revela, através de seus jovens, que está começado a visualizar o caminho do profissionalismo e da prosperidade empresarial, requisitos fundamentais para o bem estar de qualquer povo.

Para finalizar, gostaria de cumprimentar os integrantes da equipe: Frank Correa de Lima, Asalene Almeida, Mário Turco, Elaine Brito, Simara de Oliveira, e todos os funcionários do Sebrae Roraima.

Parabéns Sebrae! Parabéns aos Jovens Roraimenses!

É o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2004 - Página 39437