Discurso durante a 173ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Aprovação de Decreto Legislativo que trata da revogação da Portaria 160 do Ministério do Trabalho. Realização da marcha Zumbi mais dez. Apelo pela aprovação, ainda este ano, da PEC paralela à reforma previdenciária.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL. DISCRIMINAÇÃO RACIAL. PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Aprovação de Decreto Legislativo que trata da revogação da Portaria 160 do Ministério do Trabalho. Realização da marcha Zumbi mais dez. Apelo pela aprovação, ainda este ano, da PEC paralela à reforma previdenciária.
Publicação
Publicação no DSF de 02/12/2004 - Página 39841
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL. DISCRIMINAÇÃO RACIAL. PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • REGISTRO, APOIO, ARTISTA, CIRCO, ESTATUTO, PESSOA DEFICIENTE, COMENTARIO, PRESENÇA, PLENARIO, ENTIDADE, REPRESENTANTE, TRABALHADOR, ACOMPANHAMENTO, TRAMITAÇÃO, DECRETO LEGISLATIVO.
  • ANUNCIO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, MARCHA, COMBATE, DISCRIMINAÇÃO RACIAL, DEFESA, APROVAÇÃO, ESTATUTO, IGUALDADE, RAÇA.
  • SOLICITAÇÃO, APROVAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, COMPLEMENTAÇÃO, REFORMULAÇÃO, PREVIDENCIA SOCIAL.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, em primeiro lugar, registro a alegria de ter recebido o ator Marcos Frota hoje em meu gabinete. Ele veio manifestar toda a sua alegria com as iniciativas desta Casa, do Presidente Sarney e de V. Exª, destinadas a beneficiar as pessoas portadoras de deficiência. Ele tem realizado um trabalho nacional e representará o papel de um cidadão cego na próxima novela das 20 horas da Rede Globo. Ele veio também dar seu apoio ao Estatuto da Pessoa com Deficiência, de nossa autoria, e cujo relator é o Senador Flávio Arns. Registro isso com alegria, porque entendo que o movimento das personalidades que têm compromisso com a causa dos deficientes ajudará o estatuto a ser aprovado com mais rapidez tanto no Senado como na Câmara.

Por outro lado, Sr. Presidente, registro também a presença do Fórum das Confederações de Trabalhadores na tribuna dos convidados, à nossa direita. Estão presentes representantes de praticamente todas as confederações de trabalhadores do País, que estão acompanhando a tramitação de decreto legislativo, já aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, que estará na pauta de hoje - que, espero, seja desobstruída, para podermos votá-lo. Espero que possamos liberar a pauta e votar esse decreto, porque, se isso não acontecer, a situação financeira de todos os sindicatos, confederações e federações do País, independentemente de com quem seja seu vínculo, ficará muito difícil.

O requerimento referente ao decreto legislativo, de nossa autoria, já está na Mesa, foi lido e tem a assinatura de todos os líderes de partidos, inclusive do Líder do Governo, que entende que deve ser revogada a Portaria nº 160, de iniciativa do Ministério do Trabalho. (Palmas.)

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - Sr. Presidente, as palmas são para todos os Senadores e não apenas para este Senador, pois todos assinamos o decreto. Sei que V. Exª recebeu os representantes das confederações em seu gabinete e disse que, no que dependesse de V. Exª, o projeto seria votado logo que a pauta fosse desobstruída. Já foi lido o requerimento referente ao decreto e espero que ele seja votado ainda hoje.

Sr. Presidente, quero dizer ainda da minha alegria por ter recebido o jornal ÌROHÌN, veículo do Movimento Negro que está sendo o principal divulgador da Marcha Zumbi + 10. Um de seus objetivos é fazer que o Estatuto de Igualdade Racial seja aprovado no ano que vem, já que este ano isso é praticamente impossível.

Sr. Presidente José Sarney, digo com muita alegria que a relatora do Estatuto de Igualdade Racial é a Senadora Roseana Sarney, que me disse hoje que o parecer está pronto. Esperamos, então, que esse estatuto, que é uma verdadeira carta de alforria da população negra, seja aprovado no ano que vem.

A Marcha Zumbi + 10, Sr. Presidente, está, como eu dizia outro dia, seguindo o exemplo da Marcha sobre Washington, que foi liderada pelo grande Martin Luther King, e obteve a aprovação dos direitos civis norte-americanos.

Esperamos que o jornal ÌROHÌN, que ora tenho em mãos e que está sendo divulgado em todo o País, tenha ampla aceitação. Aqui há um relato sobre os encontros havidos em cada um dos Estados - na maioria dos Estados houve encontros para fazer o debate sobre a grande Marcha sobre Brasília, que acontecerá no dia 20 de novembro do ano que vem.

Para concluir, Sr. Presidente, quero, mais uma vez, fazer o apelo que me foi solicitado pelos servidores públicos de todo o País, cujos representantes visitaram meu gabinete também hoje pela manhã: para que seja aprovada, ainda este ano, a PEC Paralela, na Câmara dos Deputados - o Senado já cumpriu a sua parte, o Senado, por unanimidade, votou em dois turnos a PEC Paralela.

A Senadora Heloísa Helena me faz um sinal como que dizendo que vai rezar comigo.

Esperamos que a Câmara de fato vote a PEC Paralela, correspondendo à expectativa de milhares e milhares de servidores públicos.

Era o que eu tinha a dizer.

Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/12/2004 - Página 39841