Discurso durante a 173ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimento ao presidente da Infraero, Carlos Wilson, pelo apoio à construção do novo aeroporto de cargas em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Agradecimento ao presidente da Infraero, Carlos Wilson, pelo apoio à construção do novo aeroporto de cargas em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte.
Publicação
Publicação no DSF de 02/12/2004 - Página 39892
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, PRESIDENTE, EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA (INFRAERO), CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), ANUNCIO, REALIZAÇÃO, OBRA PUBLICA, CONSTRUÇÃO, AEROPORTO, CAPACIDADE, OPERAÇÃO, TRANSPORTE DE CARGA.
  • AGRADECIMENTO, EMPENHO, PRESIDENTE, EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA (INFRAERO), CONGRATULAÇÕES, AUTORIDADE MUNICIPAL, PREFEITO, CONTRIBUIÇÃO, CONSTRUÇÃO, AEROPORTO, MUNICIPIO, NATAL (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN).

O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

Sr. Presidente, registro a visita ao Rio Grande do Norte do Presidente da Infraero, ex-Senador Carlos Wilson, que foi recebido, na segunda-feira passada, pela Governadora do Estado e por toda a Bancada federal e a estadual, na área daquele que será um dos oito aeroportos mais modernos do mundo, tendo em vista a distribuição de cargas, o chamado gateway de São Gonçalo do Amarante. O aeroporto, que terá sede naquele Município da grande Natal, dada a posição estratégica de Natal e de São Gonçalo, vai receber cargas de todo o Brasil e enviar cargas para o mundo.

            Como disse a V. Exª, apenas oito aeroportos têm a capacidade de operar transporte de cargas como esse aeroporto do Rio Grande do Norte. Trata-se de um investimento da ordem de R$300 milhões, somente nas instalações físicas do aeroporto, contando-se aí a pista de pouso e outros equipamentos, fora os acessos que terão de ser feitos para facilitar o trânsito no sentido Natal-aeroporto e no sentido Natal-cidades vizinhas, para que todas as possibilidades do aeroporto sejam inteiramente exploradas.

O Presidente da Infraero disse que já foram investidos R$73 milhões para realização da terraplanagem, da desapropriação e das obras até agora existentes.

Quero dizer, em nome da Bancada do Rio Grande do Norte, que aquela não é uma obra do meu Estado; é uma obra do nordeste e, sobretudo, do Brasil, que o credencia perante o mundo com um dos aeroportos mais modernos.

É hora de agradecer ao presidente da Infraero, Carlos Wilson, que tem tomado todas as providências no sentido de que não ocorra o menor retrocesso, a menor paralisação das obras do hoje chamado aeroporto São Gonçalo do Amarante.

Congratulo-me inclusive com as autoridades municipais, com o Prefeito Poti Cavalcanti e com todos os que têm ajudado, pelas suas providências e determinações, a construir aquela gigantesca obra no momento em que estamos aprovando aqui um PPP, justamente para possibilitar maiores investimentos no Brasil. Sabemos que há uma carência muito grande de infra-estrutura rodoviária, ferroviária e aeroviária. Um aeroporto dessa natureza vai preencher uma dessas lacunas.

Portanto, Sr. Presidente, com essas palavras, agradeço a V. Exª e dizer que, realmente, o Rio Grande do Norte tem muito orgulho de sediar uma obra desse porte, que servirá o País inteiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/12/2004 - Página 39892