Discurso durante a 173ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas a paralisação do repasse de recursos para o Estado do Piauí pelo Governo Federal.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • Críticas a paralisação do repasse de recursos para o Estado do Piauí pelo Governo Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 02/12/2004 - Página 39893
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, DIARIO DO POVO, ESTADO DO PIAUI (PI), CRITICA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, INEFICACIA, PROGRAMA, ASSISTENCIA SOCIAL, ERRADICAÇÃO, FOME, TRABALHO, INFANCIA, ESPECIFICAÇÃO, MUNICIPIO, GUARIBAS (PI).

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Romeu Tuma, Senador do grandioso Estado de São Paulo, Srªs e Srs. Senadores, brasileiras e brasileiros aqui presentes, lamento que não haja em plenário nenhum Parlamentar do Partido do Presidente da República - mas vejo que acaba de chegar o Senador Sibá Machado, um piauiense que emprestamos ao Acre.

Tenho em mão um jornal do Piauí, o Diário do Povo, jornal valente e acreditado. Presidente Lula, atentai bem: o mundo é mundo; o Governo tem governo; o serviço social é velho e ensina a não se dar o peixe, pois, dando-se o peixe, a pessoa o come e amanhã estará com fome. Então, ensinai a pescar. Tentamos alertar quanto a isso aqui. Esse Programa Fome Zero já tirou nota zero.

A manchete do jornal é “Guaribas é um engodo nacional”. Que vergonha! Eu o aconselhei e o adverti a continuar com os outros programas, como o programa do leite, do Senador José Sarney. Quando governei, fiz restaurantes populares, copiado por Mário Covas e Anthony Garotinho. Fomos nós, no Piauí, que começamos.

O Jornal Diário do Povo diz, Senador Sibá Machado:

            Guaribas, a 650 quilômetros ao sul de Teresina, apresentada ao Brasil no início do Governo Lula como cidade-símbolo do Programa Fome Zero, é um engodo nacional. A cidade virou um mar de lama. Os recursos destinados ao município para combater a pobreza não foram efetivamente aplicados, segundo a Contadoria Geral da União, órgão de fiscalização da presidência da República.

Atentai bem, brasileiras e brasileiros! Presidente Lula, não sou eu, do PMDB de Ulysses Guimarães, quem escreve; é Zózimo Tavares, jornalista dos mais respeitáveis, escritor da Academia Piauiense de Letras, homem de virtudes que busca a verdade: “Guaribas é um engodo, constata a Controladoria Geral da União”. Tanto é que cooptaram o Prefeito. O PT perdeu as eleições para um candidato da coligação PMDB/PL/PDT. Eu disse que não dava certo. E não vou cansá-los. Quero apenas que o Governo encontre o rumo. Senador Sibá Machado, V. Exª está aqui porque é um trabalhador.

Está ali Deus, representado por Cristo, que diz: “Comerás o pão com o suor do teu rosto.” Ó Senador Romeu Tuma, de São Paulo que trabalha. E por que São Paulo é rico? Porque trabalha. Essa é uma mensagem de Deus aos governantes, Presidente Lula. Só há um caminho: o trabalho.

Rui Barbosa está ali e disse: “A primazia é do trabalho e do trabalhador”. Eles vieram antes; eles é que fazem a riqueza. O Governo do PT ajoelha-se à riqueza, ao dinheiro. Ninguém pode servir a dois senhores. Ninguém poder servir ao dinheiro, ao FMI, ao Bid, ao Banco Mundial, aos banqueiros e ao trabalhador. O trabalhador trabalha.

O Apóstolo Paulo foi mais firme. Lula, ontem se comemorou o Dia do Evangélico. Leia a Bíblia, leia Paulo, o Apóstolo. A Bíblia diz: “Comerás o pão com o suor do teu rosto”.

Farei o resumo da reportagem de um jornalista sério, integrante da Academia Piauiense de Letras, escritor de virtude.

Conforme a reportagem, médico do Programa Saúde da Família não cumpre jornada de trabalho - ele tem emprego em Teresina, distante 653 quilômetros de Guaribas, e sua jornada de trabalho é de 8 horas diárias; obras para a construção de 220 módulos sanitários estão paradas e são não executadas; a construção de sistema de água está parada - na Bíblia está escrito: “Dai de beber a quem tem sede”; casas populares não são construídas; falta merenda nas escolas municipais.

Senador Sibá Machado, V. Exª é o quarto Senador do Piauí, que nós emprestamos ao Acre. Alerte o Presidente Lula. O Hino do Piauí diz que, na luta, o homem do Piauí é o primeiro que chega. Assim, colocamos os portugueses para fora do Brasil em batalha sangrenta.

Senador Leonel Pavan, a matéria ainda diz que falta pagamento aos beneficiários do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - Peti. Além disso, o referido Programa não atinge a meta pactuada. Fiscais constataram que apenas 36% dos inscritos no Peti estão sendo beneficiados.

Estou aqui para ser luz. O PMDB de Ulysses, encantado no fundo do mar, não quer cargos. Ele quer ser a luz, porque podemos sê-lo, razão pela qual o povo elegeu mais de mil prefeitos e vários governadores.

Eu daria um conselho. A Cidade de Guaribas, Senador Sibá Machado, fica numa serra de confusões - depois da Serra da Capivara. Basta o Governo Federal investir mesmo, concluir a estrada que liga a São Raimundo Nonato.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL - SP. Fazendo soar a campainha.) - Senador Mão Santa, peço que V. Exª encerre o mais rápido possível o seu pronunciamento.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Pois não, Sr. Presidente.

Em Anísio de Abreu, Jurema, uma cidade que criei, e Caracol, o homem entrava na vida comercial e no trabalho.

São essas as minhas palavras, Sr. Presidente. O PMDB deve apoiar o Governo, mas apresentando idéias, projetos e programas, aliado ao povo, que é a razão de ser do nosso Partido. É como Ulysses Guimarães dizia: “Ouça a voz rouca das ruas”. Quem anda nas ruas é o povo. É o povo!

O que queremos no Piauí é seguir os ensinamentos de Deus: o trabalho. O homem do Piauí é trabalhador honesto. Pelo trabalho, nós saberemos fazer a riqueza da nossa gente e do nosso Estado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/12/2004 - Página 39893